CONSTIPAÇÕES: COMO COMBATER E EVITAR

Como se apanha uma constipação

As constipações e as gripes são provocadas por infecções virais e são extremamente contagiosas. Tossir ou espirrar num espaço fechado são os meios mais fáceis de propagar uma infecção, pois o muco no nariz e na garganta do doente está cheio de vírus. Estes vírus podem sobreviver horas em objectos como maçanetas de portas e telefones, assim sendo se estiver em contacto com uma pessoa constipada lave as mãos com frequência.

 

O stress o cansaço, as doenças crónicas e a Depressão, ao diminuírem a resistência, aumentam a susceptibilidade à infecção. Ficar molhado ou estar numa corrente de ar podem causar um arrefecimento do corpo mas nunca uma constipação.

 

Evite uma constipação

A alimentação pode ser uma das melhores defesas contra as constipações. Uma dieta equilibrada, que inclua muita fruta e legumes frescos fortalece o sistemas imunitário e protege-nos das constipações. Coma bastante alho (o alho é um antiviral e anti-bacteriano por excelência) e tenha uma dieta equilibrada. Tenha atenção se estiver em contacto com pessoas constipadas e cuidado com a falta de descanso.

 

Como combater uma constipação

Não existe um tratamento eficaz para o mal-estar da constipação, e o antigo ditado segundo o qual “a constipação dura 30 dias se for tratada e 31 se não for” pode ainda ser verdadeiro. No entanto aqui ficam alguns conselhos e remédios naturais para a constipação.

Líquidos

Deve beber muitos líquidos, pelo menos seis a oito copos por dia, com o fim de evitar uma desidratação e tornar o muco mais fluido.

Beba muita água e chá de limão com uma colher de chá de mel. O sumo de limão é rico em vitamina C e o mel ajuda a suavizar a garganta.

O chá de limão com o mel e ainda um “cheirinho” de whisky pode não estar comprovado cientificamente mas é reconfortante, acalma e ajuda a dormir.

Pode ainda beber chá de limão e cebola com mel. A cebola, assim como o alho, contêm bioflavonóides, substâncias conhecidas por fortalecer o sistema imunitário.

Nariz entupido

Se tem o nariz entupido, faça inalações de vapor. Encha uma bacia de água quente até meio, cubra a cabeça com uma toalha e inspire o vapor.

Deite na água gotas de óleo de eucalipto para ajudar a descongestionar.

Pode ainda usar óleos de aromaterapia para desobstruir as vias nasais.

Esfregue o peito com uma mistura de cinco gotas de óleo de eucalipto com óleo de grainha de uva ou gérmen de trigo.

Descanso

O descanso é fundamental para se recuperar, deixe o corpo descansar e recuperar. Ao insistir em continuar a fazer a sua vida normal, anula o esforço do organismo para combater a constipação e propagará a infecção a outras pessoas.

O repouso no inicio da constipação ajuda a encurtar a duração da doença.

Quando se sentir bem, dê um pequeno passeio a pé e apanhe ar fresco.

Consulte um médico

As complicações derivadas da constipação são raras, no entanto se apresentar algum dos seguintes sintomas consulte o seu médico:

  • Tosse que se torna dolorosa
  • Dores faciais

  • Dores nos ouvidos

  • Problemas de deglutição

  • Dificuldades na respiração

  • Vestígios de sangue na expectoração

  • Febre alta durante mais de 48 horas

12 thoughts on “CONSTIPAÇÕES: COMO COMBATER E EVITAR

  1. boa noite
    eu quando estou constipado e que e com alguma frequencia da me forte mas passa em dois tres dias, ou seja o nariz esta sempre a correr mas a correr e os olhos sempre a chorar.
    A alguma dica para diminuir estes sintomas’
    Obrigado

    Gostar

  2. prezados, gostaria de saber se alguém tem algum remédio que amenize o tal zumbido nos ouvidos, pois estpou com esse zumbido fazem oito meses e estão me deixando quase em depressão será que existe alguem que já passou por este problema e teve a cura pois eu estou com medo de ir ao médico e ele falar que esse zumbido não têm cura . me ajudem por favor.

    grato,

    BENICIO CUNHA

    Gostar

  3. tenho sintomas de uma gripe: dores musculares, dores de garganta etc. Ainda nao tenho espirros nem tou de cama. mas acho que nao ade faltar muito. o que devo eu fazer nestas situaçoes?

    Gostar

  4. Tenho um filho que é alergico a camarão, amendoim, alimentos com conserva e corantes.descobrir com o auxilio do otorrino e penelmologista através de exames.Fiz rémedios caseiros e terapias como abdominal para desemtupir o nariz, após tomar o xarope caseiro quatro dias depois, tomar banho de mar para limpar a secreção q fica no peito inalando água limpa três vezes ao dia nos narinas e assuando para limpar.evitar o q causa alergia quando tiver em crise e depois de melhoras alimentar-se bem a base de frutas.

    Gostar

  5. Os sintomas de uma gripe podem significar várias coisas. Não querendo ser alarmista pode até ser somente uma simples alergia (muito comum em crianças). Por internet será difícil encontrar a resposta à sua pergunta. O melhor que tem a fazer é procurar um médico que realize todos os exames clínicos necessários para apurar a causa desse mal-estar. Depois de ter um diagnostico concreto será muito mais fácil encontrar o tratamento adequado.

    Sinto muito não conseguir ajudar mais e as melhoras para o seu filho.

    Gostar

  6. Tenho um filho de 10 anos q sempre está com sintomas de gripado e isso desde os dois anos quando parou de mamar, já fiz tratamento com médicos alopatas e homeopatas mas ele nunca está bem bom e nos dias quentes fica piór.Será q meu filho tem alguma doença que ainda ñ foi detectada?

    Gostar

Deixa uma ideia!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s