TERAPIA COM ANIMAIS EM PORTUGAL

Em Portugal a terapia assistida com animais começa a expandir-se aos poucos. Muitas pessoas já descobriram os milagres que podem fazer cães, gatos, cavalos, aves, burros… Para mais informações contacte:

http://www.smartcare.pt/

Para mais informações sobre hipoterapia (terapia com cavalos) consulte:

http://www.cavalonet.com/

ou os seguintes sites:

http://www.herdade-do-castanheiro.com/
http://www.centrohipicocostaestoril.com/
http://www.centrohipoterapia.com/

 

TERAPIA COM ANIMAIS

A existência dos animais na vida do homem é importante por várias razões.
Não são somente nossos amigos, leais e fiéis, fazem-nos companhia, dão-nos amor, carinhos durante toda a vida etc. mas o seu valor como animal vai mais alem de tudo isso… o valor que o animal tem na vida do homem é imenso.

Os animais (não somente os animais domésticos, como o cão ou o gato) são capazes de ter uma conexão muito forte com o homem que ultrapassa todo o tipo de fronteiras. Os animais são capazes de perceber quando uma pessoa está triste, quando está nervosa, quando oculta algo, quando tem medo etc. Assim é como eles, e somente eles, conseguem comunicar com o homem, através destas percepções.

Por isso, há animais que são educados e utilizados para ajudar pessoas que se encontram abatidas com os seus próprios problemas, debilidades físicas etc.

Em particular, o caso mais conhecido é o caso do cão “Lazarillo”, capaz de ajudar o seu dono com dificuldades motoras. Também existem outros casos, de outros animais, que podem ajudar pessoas com problemas psicológicos ou psiquiátricos.

Há conhecimento de casos de gatos que terão ajudado pessoas. Com problemas de comportamento: somente com o interagir e acariciar gatos estas pessoas conseguiram obter progressos; é uma excelente terapia para crianças hiperactivas ou pessoas com comportamentos agressivos.

Os cavalos também são utilizados para este tipo de terapia devido ao seu comportamento e à relação duradoura que tem com o homem. Segundo o escritor Josep Ferrer Talimé, os cavalos são animais com os quais se pode cegar a te ruma relação muito especial. Diz-se que os Cavaleiros Templários podiam comunicar mentalmente com os seus cavalos e por isso durante as batalhas teriam vantagem sobre os seus inimigos, e que ainda eram capazes de chegar a uma batalha sem rédeas. Sem terem de se preocupar com os seus cavalos os Templários poderiam concentrar-se somente nos seus adversários, coisa que o inimigo não podia fazer pois tinha que estar sempre a controlar os seus cavalos.

Outro exemplo são os golfinhos, seres amistosos, simpáticos e alegres que são utilizados sobretudo em terapias para crianças com autismo.

A lista de animais utilizados como terapia para ajudar pessoas é interminável, e casa um tem as suas próprias características. Por isso é necessário cuidar e amar os nossos animais, não somente por serem uma parte integrante da natureza mas também porque nos oferecem, desinteressadamente, uma grande ajuda e uma infinidade de sentimentos indescritíveis.

Anabel, Argentina

12 thoughts on “TERAPIA COM ANIMAIS EM PORTUGAL

  1. Boa noite, venho por este meio, fazer a seguinte pergunta.
    Tenho uma cadela Basset Hount muito meiga e obediente, e gostaria de saber como posso torna-la certificada para cão de companhia.
    A melhor maneira de explicar a minha ideia, seria o facto de estar apto, de forma voluntária, a prestar apoio a crianças com algum tipo de patologias (crianças internadas em centros hospitalares ou centros de dia), visto estar provado que é uma forma de terapia que contribui para uma melhor qualidade de vida destes mesmos pacientes.

    Desde já um obrigado.
    Com os melhores cumprimentos

    João Ferreira.

    Gostar

  2. estou a tentar realizar um estudo dos beneficios sociais/emocionais, da terapia com o cão, em crianças autistas, será que me podem ajudar? preciso de fundamentação, ou artígos científicos com menos de cinco anos. obrigado.

    Gostar

  3. Boa Tarde gostaria de saber se em Portugal existe alguma terapia para pessoas idosas com cães alguma quinta onde já se pratique este tipo de acções?

    Gostar

  4. Boa Tarde!

    Chamo me Patricia Araujo e sou aluna de Mestrado em Jornalismo, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto! Estou a realizar um trabalho sobre a Cinoterapia (Terapia com Caes) e gostaria de saber se me poderiam facultar mais informaçao sobre este tema! E também gostaria de vos colocar umas questoes! Agradeçia imenso a vossa ajuda!

    Aguardo a vossa breve resposta

    Cumprimentos

    Patricia Araujo

    Gostar

  5. Bom dia Senhor.

    Tenho interesse em participar do Projeto Voluntário. Tenho a oferecer minha pessoa e um cão Labrador Retriver macho de dezoito meses cor amarelo. Necessito de informações como devo proceder para treiná-lo deixando apto para sua participação em Terapia Assistida por Animais. No momento encontro dificuldades em localizar livros especializados em treinamento do cão para a finalidade. Solicito se possível indique leituras ou orientações que poderão ajudar em meus objetivos. Devo informar que não leio ou escrevo em Inglês. Resido em Guarulhos – São Paulo – Brasil

    Atenciosamente

    Walter Caetano Costa e Jóca
    Parceiros de Vida

    e-mail navegadorbrasileiro@gmail.com

    Gostar

  6. Boa noite Tânia,
    Peço desculpa pela demora na resposta à sua questão, porém com este post limitamos-nos a divulgar a TA pois pelo contacto que já tivemos com crianças submetidas a estas terapias achamos este método bastante eficiente. e não sendo a nossa área de especialidade não lhe puderemos ser úteis no que pretende. Poderá porém entrar em contacto com as entidades em cima referidas pois serão com certeza mais úteis.

    Cumprimentos

    Gostar

  7. boa tarde, eu sou aluna da escola secundaria com 3º ciclo de pombal, do curso tecnologico de acção social.gostaria de obter alguma informação neste assunto de terapia com animais com crinças.penso que é um tema muito interssante e com muita importancia para uso dos seus beneficios com as crinças e não só, estou a eleborar um trabalho de curso uma PAT onde vou ter de defender este assunto e gostaria de ter contecto directo com uma destas instituiç~eos visto que me encontro distante, se fosse possivel e não muito incomodo se me poderiam conceder alguma informação util sobre este assunto.
    com os meus agradecimentos, aguardo a resposta.

    Gostar

Deixa uma ideia!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s