UVAS, BAGAS E FRUTOS SECOS!

O Outono é a estação de frutos como as uvas, as bagas, castanhas, cabaças etc. estes frutos para além de saborosos e de terem inúmeras utilidades gastronómicas têm ainda algumas propriedades medicinais.

As Bagas:

As bagas são geralmente ricas em vitamina C, necessária para fortalecer o sistema imunitário. As bagas têm ainda potássio (que desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio de minerais e líquidos no organismo) e têm propriedade antioxidantes, o que pode ajudar a evitar doenças degenerativas como por exemplo o cancro.

As Amoras-silvestres ficam maduras no fim de Agosto até meados de Setembro. Estas amoras podem ser encontradas em sebes.

O Abrunheiro Bravo é um arbusto espinhoso de onde se podem apanhar pequenas bagas azul escuras, com um brilho aveludado e amargas. Apanhe estas bagas no final do Outono e use-as para fazer geleia.

As Cinórrodos são pequenas bagas vermelha-alaranjadas que surgem na Silva-macha no final de Agosto e Outubro. Estas bagas contêm minúsculas sementes cobertas de pêlos que irritam o tubo digestivo, deve-se por isso cozinha-las e passa-las pela peneira antes de as utilizar numa preparação culinária. Estas bagas têm 8 vezes mais vitamina C que uma laranja e 100gr destas bagas fornecem 7 vezes a dose diária necessária a um adulto.

As bagas negro-púrpura do Sabugueiro são colhidas no Outono são ricas em Vitamina C e betacaroteno. Prepare-as como geleia ou como xarope suavizam a as dores de garganta e a tosse.

As bagas vermelha-alaranjadas da Tramazeira também são colhidas no Outono e destas pode-se produzir uma geleia com um gosto intenso. Na fitoterapia estas bagas constituem a base de um colutório adstringente para a garganta.

Os Mirtilos, também conhecidos por Arandos e Uvas-do-monte, são pequenas bagas pretas-azuladas, sumarentas, de um sabor um tanto acido mas doce que crescem em pequenos arbustos e devem ser colhidos apenas nos meses de Setembro e Outubro. Estas bagas têm propriedades antibacterianas sendo úteis no tratamento de infecções urinárias, diarreia e até mesmo problemas de visão, como proteger contra glaucoma e cataratas.

Tenha atenção as bagas venenosas:

A Beladona em Agosto possui bagas pretas e brilhantes as quais bastam 2 ou 3 para matar uma criança.

As bagas vermelhas vivas do Azevinho são venenosas e surgem no fim do Outono mantendo-se no arbusto até Fevereiro.

 

Frutos Secos:

Frutos secos como nozes e castanhas, são óptimas fontes de vitamina E, vitaminas do complexo B (tiamina e niacina), são óptimas fontes de minerais e proteínas para quem tem uma alimentação vegetariana e no caso das nozes podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

As Avelãs colhem-se em Setembro mas guarde-as sem descascar até as consumir para evitar que sequem ou rancem.

As castanhas caem maduras no fim de Outubro e tem poucas proteínas e gordura mas são ricas em fibras e hidratos de carbono.

As Nozes devem ser colhidas no fim de Outubro e início de Novembro quando já estão maduras e secas. Não consuma nozes verdes pois contem cianeto.

Contudo tenha atenção a alguns frutos secos que quando verdes podem conter compostos que produzem cianeto; Alguns frutos quando deixados ao descuido e mal armazenados podem produzir bolores que produzem substancias venenosas e cancerígenas; Alguns frutos secos são alergénos e em casos excepcionais as alergias a frutos secos podem ser fatais; Existe ainda o perigo de asfixia em crianças, não deixe crianças com idade inferior a 4 anos comer frutos secos.

As Uvas:

As uvas são um alimento pouco calórico e são características por serem leves, saborosas e doces. As uvas são frequentemente utilizadas na produção de vinho, doces e geleias, secas como passas ou consumidas cruas. A uva apesar de ter poucas vitaminas e minerais, as uvas pretas e rosadas têm um alto teor de bioflavonóides, antioxidantes que se pensa neutralizarem os radicais livres e assim proteger o organismo do cancro e doenças cardíacas.

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