PASTA DE DENTES CASEIRA

Ao Fazer você mesmo a sua própria pasta de dentes, para além de estar a economiza algum dinheiro e de saber o que está a consumir, estará a recusar consumir produtos fabricados em massa que são responsáveis pelo desperdício de materiais (como por exemplo embalagens) e poluição.

Ver também PASTA DE DENTES CASEIRA II em :

https://vnatura.wordpress.com/2009/03/05/pasta-de-dentes-caseira-ii/

Ingredientes:

» 1 Copo de Bicarbonato de Sódio

» 3 Colheres de chá de glicerina

» 1/3 Copo de sal

» O seu sabor favorito (menta/hortelã, canela, etc.)

Como Fazer:

Misture o Bicarbonato com o Sal. Adicione a Glicerina e mexa energicamente. Adicione o seu sabor favorito. Pode ir experimentando as quantidades até ficar ao seu gosto.

Truques e Dicas:

Quanto mais glicerina puser mais pastosa ficará a pasta.

Se pretende um sabor forte: triture algumas folhas de hortelã até estas ficarem em pasta e adicione à pasta de dentes.

Deixe as crianças ajuda-lo na produção da pasta de dentes. Para além de educativo irá ser para eles divertido e curioso utilizarem a pasta de dentes que eles próprios fizeram.

112 thoughts on “PASTA DE DENTES CASEIRA

  1. Pingback: Opções de Pastas de Dente Sem Flúor – O Feitiço dos Arcontes

  2. Ivandiraaraguari@hotmail. Com.li por acaso que:hidróxido de cálcio na água,depois + boa filtragem resolve problemas do fluoreto de sódio. Porque vira um sal insolúvel.mas teria que ver se funciona com uma análise final, e não sei de um lugar confiável para isso.sabem me ajudar?

    Gostar

  3. olhem eu acho que não devem usar bicarbonato dado que é muito abrasivo, nem sequer sal pela mesma razão… vou experimentar dissolver sal em água destilada na maior concentração que conseguiur sem que se formem cristais e usar essa agua rica em sal dissolvido como liquido para a escova e talvez misturar umas gotas de um oleo bom para o efeito: tenho limão parece-me indicado. No final pode-se bochechar com bicarbonato de sodio dissolvido em água para ajudar ao branqueamento e pronto está feito. O mais importante mesmo da lavagem dos dentes é mesmo a escovagem ser feita durante uns minutos

    baseado em:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090106152148AA30O5r
    http://branqueardentes.com/branqueamento-caseiro/bicarbonato-de-sodio-para-branquear-os-dentes/

    Obrigado

    Gostar

  4. Em geral as pessoas da área da saúde são ortodoxas. Tenho uma filha formada em ciências biológicas que não enxerga um palmo além do que aprendeu na faculdade. Mas se vocês estão tão conscientes assim, do mal que o flúor causa à saúde, por que continuam a permitir que continuem a fluoretar até mesmo a água de garrafa? Afinal, a Constituição brasileira diz que todo o poder emana de quem? O que será necessário se fazer para que a água potável não seja mais fluoretada? Se houver uma petição, eu assino.

    Gostar

  5. Olá
    Eu fiz minha pasta de dentes caseira ontem, usando glicerina – bicarbonato – pó de juá – canela e oleo essencial de hortelã.

    Ela ficou numa boa consistência e tudo mais, porém hoje de manhã ela já amanheceu ESCURA.
    Será que está oxidando?
    Pela sua experiência, é normal a pasta escurecer? Faz mal usar assim?

    se puder me ajudar nessas dúvidas agradeço… eu não sei oq poderia estar acontecendo.

    Gostar

  6. Galera com o conhecimento que adquiri de química e biologia na minha vida combinado com o conhecimento do meu pai, que é dentista formado há 20 anos, quero formular uma explicação para vocês que tanto criticam ou apoiam o uso do flúor.
    Primeiramente, o flúor é sim tóxico e foi usado como arma letal, em forma de SUBSTÂNCIA SIMPLES! Ou seja, quando não está ligado a nenhuma outra substancia. O flúor que utilizamos é em forma de fluoreto, que pode ser de sódio, cálcio e outros. Comparar o sal fluoreto que é usado nas pastas com o gás fluor utilizado pelos nazistas é, me desculpem o vocabulário, uma ignorância dos fatos. Os elementos químicos têm propriedades que os mudam muito de acordo se estão ligado ou não e até com que outro elemento ele está ligado. O elemento cloro, quando em forma simples, forma um gás amarelo conhecido como “gás mostarda”, que assim como o gás flúor, também foi utilizado como arma letal na 2ª grande guerra. Já o sódio, quando também simples, forma um metal meio amolecido que quando entra em contato com a água pode até provocar uma explosão. Porém quando esses 2 elementos são combinados, formam o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha que está presente diariamente em nossas refeições. Esse é o motivo pelo qual o flúor na forma de fluoreto é benéfico, em quantidades muito pequenas ele não se torna tóxico ou mortal. Para terem uma ideia a quantidade é tão pequena que é medida em “ppm” (partes por milhão). É fato que é bom evitar a ingestão de pasta de dente fluoretada, pois se isso acontecer repetidas vezes pode ocasionar fluorose, porém quando a substância entra em contato com a dentina ela é benéfica, aumentando sua dureza e resistência.
    Após ter explicado todos esses fatores, gostaria de dizer que pessoalmente sou muito a favor da adição do flúor na pasta, contudo como expliquei, essa quantidade deve ser pequena e não pode ser ingerida.

    Gostar

    • o flúor é altamente tóxico por natureza, já abolido em muitos países. inclusive a ‘água tratada’ recebe este veneno, também na forma de fluoreto. “o fluoreto de sódio é uma substância extremamente tóxica”. em todas as pesquisas sérias ou se encontra péssimas referências para estes venenos, seja flúor ou fluoreto, ou propagandas, ou vítimas iludidas pelas propagandas. voce considera correto dizer que um mínimo de 3 vezes ao dia durante a sua vida inteira uma quantidade ‘pequena’ ou mínima de toxina? você considera que não é necessário ingerir para haver uma exposição prolongada e consequente absorção pela mucosa?

      Gostar

    • Ok colocar na pasta em pequena quantidade tudo bem, mas acontece que no brasil o fluor é adicionado na água que bebemos, coisa que em muitos países é proibido.

      Gostar

    • Valeu pelo esclarecimento, Pedro. Estou querendo fazer uso dessa pasta caseira tb. Com os seus conhecimentos, acredita que não term problemas em usá-la? Abçs,
      Celso.

      Gostar

  7. Que dentistas vocês são? ein
    Trabalhei 15 anos como dentista e na área odontológica/laboratorial, agora trabalho em especificações de experiencia químicas na França e na America latina, e sempre afirmo que o FLUOR faz mal e ponto final.

    Fluor nao age em beneficio no nosso corpo, nada constata a sua utilização em pastas dentais como beneficio, é apenas um elemento colocado para causar danos a sua saude.

    Ja estudei e fiz pesquisas em mais de 5 locais sobre o assunto, nada levou algo a favor do FLUOR.

    Portanto, FLUOR É SIMPLESMENTE MALIGNO.
    FATO

    Gostar

  8. ao DENTISTA DE ”VERDADE”(que nada sabe , mas que somente é + um manipulado pela industria da doença)

    leia o livro O LADO NEGRO DO AÇUCAR
    e entenda que tudo o que vc ”sabe” que lhe passarão para vc faz parte de um sistema .

    vc é mais um na industria da doença!

    se ninguem consumir sacarose (açucar) ninguem tera caries
    a sacarose é a unica molecula capaz de criar caries , e a sacarose é a responsaveis por INUMERAS DOENÇAS é uma substancia quimica altamente prejudicial a saude.

    as pessoas podem comer qualquer coisa com exceção de alimentos açucarados que poderão ter o luxo de dormir sem escovar os dentes

    comer frutas doçes não causa caries
    pois o açucar que elas tem não é a sacarose mais sim a glicose e a frutose que é o que o nosso corpo precisa.

    o nosso organismo não foi feito para consumir sacarose!!!!!

    Gostar

    • Ok! Só q a sacarose é um dissacarídeo formado por frutose+glicose, então no organismo ela vai se decompor em dois açucares separados: glicose e frutose, q inclusive são metabolizados de maneira completamente diferentes. A glicose é metabolizada pela insulina e a frutose pela enzima aldolase. Então ingerir sacarose é o mesmo que ingerir frutose e glicose juntos.
      Então vc diz q as frutas não tem sacarose. Não entendi!
      Convenhamos que dormir sem escovar os dentes é muita porcaria né?

      Gostar

  9. Não acreditem em pessoas que dizem que o flúor faz bem a saúde, é mentira! Pesquisem vocês mesmo, o flúor é uma substância extremamente tóxica, quando dizem que é acumulativa, estão falando sobre biomagnificação, a capacidade de uma substância se concentrar em espécies no topo da cadeia alimentar, no caso o ser humano.
    Além de tudo isso, o flúor não traz benefícios nenhum à saúde dental, e é comporvado hoje de causar danos no sistema nervoso. Seu primeiro uso foi pelos nazistas em campos de concentração, para deixar os prisioneiros mais passivos, à grosso modo, tipo zumbis. Não acredita? Só ir pesquisar…

    Gostar

  10. A maldita COLGATE agora está fazeno pasta com microparticulas de fluor, advinha pq ? Assim fica mais facil o fluor entrar no sangue por via sublingual. Com particulas menores, a absorção é maior.

    Gostar

  11. Para quê flúor na pasta de dentes se já existem na água mineral e na água de torneira ? Haja flúor. É melhor usar dentadura.

    Gostar

  12. Obrigado pela receita! O flúor é tóxico. Definitivamente. Ninguém pode dizer o contrário que é mentira. Quanto ao argumento de que em pequenas doses seria benéfico, ofereço as seguintes respostas: Existe pasta de dentes SEM FLÚOR. Em alguns países é PROIBIDO o uso de flúor. O Flúor possui um efeito tóxico acumulativo, ou seja, com o passar do tempo você é envenenado, seja por pasta dental ou alimentos cozidos em água “tratada”. O Flúor era utilizado por exércitos nazistas para controlar os judeus, pois seu efeito é deixar a pessoa “boba”, sem vontade de reagir, apascentada, controlável. O verdadeiro motivo de usarmos flúor seria o seguinte, militarmente, o flúor torna os dentes RASTREÁVEIS por satélites, em se tratando de GUERRAS e OUTROS eventos. Raciocinem, pesquisem, não sejem meros papagaios.

    Gostar

  13. Engraçado, se já foi provado que fluor faz mal, por que utilizá-lo na fabricação de creme dental? Eu fiz uma limpeza com fluor e me sinto mal, sinto os dentes duros. Só que os dentistas de hoje em dia não se importam com a nossa saúde e sim com a saúde do bolso deles. Colocam uma capa branca, um diploma na parede, um status, uma placa de dentista na porta do consultório, e uma frieza, um descaso na mente com as saúde das pessoas.

    Gostar

  14. Caro Sr. Antonio, vi seu e-mail nesse blog sobre produtos naturais em um comentario feito ano passado. Acontece que estou cursando téc. em quimica industrial pelo SENAI-PE e preciso aprender a produzir creme dental até o dia 20 de julho de 2010 e lhe seria extremamente grata se vc me mandace a tal receita mais aprimorada do creme dental q ficou de pesquizar. Meu e-mail é millafranca.quimica@hotmail.com aguardo resposta. Atenciosamente , Camilla Lins

    Gostar

  15. Caros irmãos da espécie humana,
    Desenvolvi um pó dental para escovar os dentes, feito à base de juá(da casca da arvore), canela, cravo, stévia, raspas de limão e sal refinado, seu gosto é meio amargo, mas a gente acostuma, e o melhor é 100 % natural, caso queiram adquirir, eu vendo ou tb posso passar a receita.
    grata

    Gostar

  16. olá eu andei lendo sobre a receita de pastas de dentes caseiras e achei muito enteressante eu sou fabricante de produtos caseiros e produtos comésticos artesanais e queria uma dica se eu fizer essa pasta caseira será que eu consigo vende-las como o meus produtos

    Gostar

  17. boa tarde, li alguns comentarios e achei a receita bastante interessante…eu sou uma estudante mocambicana e estou a fazer um trabalho sobre a EUCLEA NATALENSIS ( uma raiz que tem actividade anti-microbiana), que e muito usada pelos povos africanos. esta raiz e usada em sua forma natural (raiz). o meu trabalho seria fzer uma pasta c esta raiz como ingrediente principal…gostaria de saber se e possivel se fazer isto?? aguardo urgentement de uma resposta…

    Gostar

  18. Pingback: Pasta de dente caseira, enxaguatório bucal caseiro! « Dentista Online

  19. Pingback: Pasta de dente caseira, enxaguatório bucal caseiro! « Dentistas Online

  20. Testei mas isso fica uma pasta com gosto de sal pra Caramba?
    E também utilizei para encrementar a Pasta de Dentes: Lauril Sulfato de Sódio; Sorbitol; Corante; Flúor;Não sei se ficou muito boa mas essa receita nos ajudou muito?!
    ;)

    Gostar

    • Sinto muito que não tenha ficado boa, como já disse anteriormente é uma questão de se ir experimentando as porções que se adequam melhor a cada um, este receita é mesmo o básico depois cada um pode tentar modificar consoante o seu gosto, produtos utilizados etc
      Qualquer das formas fico feliz que a receita tenha ajudado :)

      Gostar

  21. Eu adorei tive uma experiência inesquecivél

    xau e valeu……………….(((…….)))……………………….

    Gostar

  22. Poxa, fiquei muito feliz em achar esse blog, e essa receita.

    Uma coisa que nós pora aqui no Brasil observamos é que indio que vive isolado, ainda com sua cultura tradicional, tem todos os dentes na boca e poquissimas caries ou nem uma carie, mesmo com idade avançada!

    Eu tenho 22 anos e tenho 13 restaurações por fazer. Ao todo até hoje já tive 15 caries.

    Ora, mas eu SEMPRE escovei meus dentes com pasta fluoretada….

    Para mim é obvio que o causa caries não é a falta de fluoretração da agua, ou a falta de fluor na pasta, o que causa caries é a alimentão rica em açucar refinado, refrigerantes e farinaceos. Se você aliar isso a má escovação ai que fudeu tudo!

    Só concluindo, hoje em dia MUITOS autores consideram a fluretração da agua e das pastas de dente prejudiciais não só a saude dos dentes mas de todo o corpo!

    Gostar

  23. Pingback: PASTA DE DENTES CASEIRA II « Via Natura

  24. BOA TARDE, SOU ESTUDANTE DO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA INDUSTRIAL DA FUNEC, E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO CINETÍFICO PRÁTICO. O ASSUNTO É CREME DENTAL. DEVEMOS FAZER UMA PASTA DE DENTE. TENTAMOS FAZER DESTA FORMA MISTURANDO OS INGREDIENTES APENAS E NÃO CONSIGUIMOS OBTER O RESULTADO DESEJADO. O PRODUTO FICOU MUITO ABRASIVO (GROSSO) E MUITO SALGADO, MAS COLOCAMOS A MEDIDA CERTA DE SAL, SEM CONTAR QUE FICOU MUITO RALO, CONSISTÊNCIA DO MESMO NÃO FICOU BOA. O QUE DEVEMOS FAZER PARA MELHORAR? ONDE SERÁ QUE ERRAMOS? TEM ALGUM SEGREDINHO A MAIS PARA FAZER O PRODUTO? DESDE JÁ AGRADEÇO E ESTOU NO AGUARDO DA RESPOSTA.

    Gostar

    • Para efeitos de experiência em laboratório não deveriam ter seguido as indicações acima referidas no texto pois não há referência a pesos nem quantidades certas logo, será extremamente difícil para vós proceder à elaboração de relatório ou seguir determinado protocolo. O resultado final pode ter sido influênciado por esse factor, as quantidades em casa, para uso pessoal, são feitas a olho. Quando verificamos que a caneca de bicarbonato que usamos é muito grande ou pequena reduzimos a quantidade de sal para metade e o mesmo com a glicerina. Essa é outra das razões que faz com que muita gente que faz a pasta de dentes pela primeira vez não gosta ou sai-lhes mal, normalmente tem bicarbonato a mais ou glicerina a menos. Qualquer das formas a próxima vez que fizer a pasta de dentes se me lembrar faço as pesagens e publico.

      Outra coisa, os ingredientes são todos misturados mas não todos ao mesmo tempo. O sal e o bicarbonato devem estar bem misturados antes de serem adicionados à glicerina.

      Gostar

  25. O que mais gostei da receita foi o fato dela não ter Fluor, pois o fluor, pelo que tenho pesquisado, causa fluorose dentária, cancer, espondilite, e disturbios neurológicos por ser um metal pesado e acumulativo.
    Na minha cidade não temos a opção de comprar pasta de dente sem fluor, o que é um horror.

    Gostar

  26. Transcrevo pesquisa:
    Quer seus dentes quebrados sem motivo(Fluorose dentária), use fluor. Eu sou uma das vítimas. Agora que sei já eh tarde.
    Quem acredita que fluor faz bem aos dentes também foi vítima de moldagem do pensamento coletivo feita e patrocinada pelas gigantescas corporações que emitem fluor na natureza(Fábricas de alumínio, de urânio, plutônio, exército americano, e carreiras destruídas de todos que se opuseram ao fluor.
    A opção para cientístas é ser a fvr do fluor ou fingir que não vê, caso contrário carreira destruída. O mesmo se aplicou a todos os meios de imprensa e jornalistas que encontrem algo contra o fluor. Assim hoje pensamos fluor é bom, apesar de escovarmos o dente todos os dias com veneno acumulativo
    Quer saber mais: visite:
    faça control+c na linha abaixo e control+v na barra de endereço do seu navegador

    http://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca/enx_fluor1.html

    “”Em 18 de setembro de 1943, a Associação Médica Americana (American Medical Association) advertiu que o fluor era um veneno poderoso, e que seu acúmulo na natureza poderia gerar conseqüências tóxicas, caso a água viesse a ser fluoretada.””

    “”Em 1o. de outubro de 1944, o Journal of the American Dental Association também advertiu que “os potenciais danos pesavam mais que os potenciais benefícios”. Naquele mesmo artigo, a Associação Odontológica Americana reconheceu que até mesmo concentrações de 1,2 a 3 ppm de fluor na água potável, poderiam estar associadas a “distúrbios do desenvolvimento dos ossos, como osteoesclerose, espondilose e osteoporose”.””

    “”Segundo os registros das Audiências do Comitê Norte-Americano de Comércio Interestadual e Estrangeiro ocorridas entre 25 e 27 de maio de 1954, a ALCOA contratou, em 1944, um grande advogado, Oscar Ewing, por um mega-salário anual de 750 mil dólares, apesar da empresa não estar enfrentando, à época, grandes processos judiciais. Em 1947, por mais uma dessas coincidências, o advogado deixou empresa para aceitar o cargo de Administrador da Agência Federal de Segurança Norte-Americana. Uma das subsidiárias dessa agência era o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, que na década de 1930 se encontrara sob o controle direto de Andrew Mellon da ALCOA. O advogado fez grande alarde sobre sua saída altruísta de um emprego tão bem pago, para servir o povo em um cargo público. E lançou, ao mesmo tempo, uma campanha nacional vigorosa no sentido de promover a fluoretação de todo o fornecimento de água dos Estados Unidos””

    Gostar

  27. GOSTEI DA IDEIA, POIS JÁ ESTAMOS EM UMA ÉPOCA QUE DEVEMOS FAZER MUITA ECONOMIA, E PARA UMA FAMILIA IMENSA ESTA RECEITA VEIA A CALHAR.
    MAS GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR O SABOR PARA ADICIONAR A PASTA? ONDE ENCONTRO? E QUAL É O TEMPO DE VALIDADE DA MESMA?

    Gostar

  28. Caro Iwomar,
    Toda essa colocação retoma a um fato: a nossa geração sofre de uma quantidade muito maior de problemas e desvantagens em relação a geração de nossos pais. É ingenuidade afirmar coisas do tipo:”Minha mãe sempre comeu carne de porco e nunca teve nada mas eu…” ou “Minha avó nunca teve odor nas axilas e nunca usou um desodorante como os do mercado mas eu…” A resposta é muito simples: vivemos em outra geração !!! Para nós existe a poluição intensa, o estresse absurdo, os produtos tóxicos em larga escala, hormônios potentes para os animais de corte, etc! Se VC quiser criar seu filho nos mesmos moldes de seus antepassados, poderá obter excelentes resultados quanto à saúde mas nunca os mesmos deles! Infelismente é esse o mundo em que vivemos. Fazemos parte de uma geração que tenta mudar os erros cometidos. Por isso acredito que todos os cuidados com a higiene e todo o “avanço tecnológico” não foram os únicos responsáveis pela perda de seus dentes. Afirmo até que se você tivesse usado os mesmos princípios de higiene de seu pai provavelmente a sua história não seria muito diferente. Sou a favor de todos os mecanismos possíveis para se tentar diminuir a poluição e a toxicidade dos produtos que utilizamos pois assim iremos contribuir para uma melhoria global mas precisamos ter sabedoria para encarar as situações com fatos comprovados. Mesmo que eles não sejam agradáveis…
    Um abraço!

    Gostar

  29. legal entao o fluor e bom para o ser humano como disse o sabio ali mas por que sera que meus antepassados todos inclusive meu pai que esta com 68 anos e tem todos os dentes da boca nao teve problema de carie e eu que nasci numa geraçao com todos estes avanço tive que usar dentadura logo aos 19 anos e olha que fazia minha higiene todas as manhas pois estudei num colegio de padres e a primeira coisa a fazer ao levantar pela manha era higiene total e durante o dia tambem

    Gostar

  30. seria preferivel ainda que a pasta fosse armazenada num pequeno pote de vidro, e retirada apenas passando-se a escova e retirando-se uma pequena quantidade, visto que um dos objetivos de parar de comprar as pastas industrializadas seja deixar de produzir lixo desnecessario, como essas proprias bisnagas compradas em farmacias de manipulacao… a nao ser que elas sejam reaproveitadas obviamente.. mas acho que seria mais pratico o uso do pote de vidro. tornaria-se desnecessaria a visita a farmacia… eh so usar a criatividade e evitar o desperdicio, um abraco a todos

    Gostar

  31. Ola a todos!
    alguem poderia me da uma dica?
    Onde devo armazenar o creme dental caseiro e como fazer p/ retirar as pequenas porcoes?
    Muito grata.

    Doris/Brasilia-Df

    Gostar

  32. Achei interessante os comentários sobre a pasta (não) ter Flúor! O Flúor forma com o Cálcio dos dentes uma substância mais estável e resistente… Por esse motivo, é óbvio que interessa a sua adição numa pasta.

    Convém que seja referido que não é o Flúor (substância) que é adicionado nas pastas, mas sim, um sal de Flúor… Também não me parece razoável pensar que o Flúor adicionado nas pastas comerciais possa ser considerado nocivo para a saúde, uma vez que as quantidades adicionadas são diminutas…

    Por outro lado, não será pelo facto de não possuir esse composto na sua composição que uma pasta deixará de ser eficaz… A principal razão para utilizarmos uma pasta de dentes é a de limpar os mesmos e retirar de lá os detritos que ficaram da nossa mastigação.

    Ao não ser adicionado o Flúor, perdemos os seus benefícios, mas… continuamos com uma pasta de dentes… Será eficaz se soubermos utilizá-la!

    Gostar

    • Caro Amigo Dentista de verdade
      Não perca tempo com esse bando de ignorantes. Utilizam-se de argumentos totalmente incoerentes, no qual, inúmeros estudos comprovam a eficácia do flúor na proteção dos dentes.
      Para os interessados, leiam artigos no pubmed, scielo, bbo à respeito do flúor.
      Obviamente que a simples remoção mêcanica do biofilme promove a limpeza dos dentes e consequentemente o não aparecimento das cáries. Mas quem neste Brasil escova os dentes SEMPRE após as refeições, ou no mínimo 4 vezes ao dia?
      Preferem economizar num simples creme dental, que custa R$ 2,00 usando a desculpa que o flúor não protege os dentes (que o Dr Jaime Cury leia isso) ou que faz mal a saúde, e gastam o dinheiro com itens supérfulos para evidenciarem um “nível social” do qual realmente não pertencem.
      É fácil perceber através deste comentários que fazemos parte de um país subdesenvolvido, com pensamentos execráveis.
      Bom pra nós dentistas que iremos ter sempre nos nossos consultórios pacientes tolos que só comparecem ou nos procuram quando estão com dor e não para prevenção.

      Gostar

      • “pensamentos execráveis” ?? “pacientes tolos” ???
        Seria incapaz de ir ao seu consultório!!!
        ” Dentista de verdade “????
        os outros são mentirosos??? ou SIMPLESMENTE TÊM UMA OPINIÃO!!!!???
        Você se perdeu no seu discurso… falta-lhe poder de argumentação válida!

        Gostar

  33. Boa tarde somente gostaria de comentar que pasta dental com FLUOR é proibida no EUA simplismente pq o FLUOR quando ingerido se torna no nosso estômago um ACIDO FLUORIFICO que corroe até vidro por isso adultos e até muitas crianças tão novas senter dor no estômago

    Gostar

    • OUTRA QUE VAI TER UMA DIARREIA E PERDERO CEREBRO!!!
      NAO FALE SOBRE O QUE NAO SABE..
      JA MOREI NOS EUA, FIZ CURSOS LÁ.. E OS CREMES DENTAIS TEM FLUOR SIM.. E COMO NOS UTULIZAM A FLUORETACAO DAS AGUAS..
      O SENTIDO DE TER FLUOR OU NAO ESTA NA CONCENTRACAO.. 1KG OU 1 GRAMA..EM UM VOLUME.

      Gostar

  34. As cáries são provocadas pela falta de higiéne oral e não pela falta de fluor. Supostamente uma pequena dose de fluor é benéfico pr a dentição, porém hoje em dia devido à fluoração da água que consumimos em casa estamos a consumir demasiado fluor, e o fluor, ao contrário do q nos têm obrigado a acreditar é tócxico pr o ser humano e pr o meio ambiente.

    fluoridealert.org

    Gostar

  35. Obviamente o imbecil que falou que Flúor previne cáries estudou em alguma Faculdade… Porque um Ser Humano pensante que liga um fato ao outro e observa a totalidade dos acontecimentos não iria falar uma bobagem desta!

    Será que ele não sabe que o açucar, produtos refinados dos mais variados tipos é que CAUSAM a cárie?

    Não usem nenhum produto com base no flúor! Isso é um veneno que te mata aos poucos!! Ataca o sistema nervoso central e te deixa tão submisso quanto o açucar em si.

    FLÚOR FOI UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO MENTAL USADA PELOS NAZISTAS!

    Gostar

    • Apoiadissimo, o acucar e a raiz de todos os males, a carie e so a ponta do iceberg. Os faraos no egipto eram obesos e ja sofriam de cancro, precisamente porque comiam muito acucar em forma de mel.

      Gostar

    • TU DEVERIA SER PROFESSOR DE HISTORIAS EM QUADRINHOS!
      ESTUDE ANTES DE FALAR MEU CARO…
      E TENHA CUIDADO.. O FLUOR VAI TE DAR UMA FORTE DIARREIA.. E INDUBTAVELMENTE FICARÁ SEM CEREBRO, SE CONTINUAR A FALAR BESTEIRAS..

      Gostar

  36. Obrigada pela receita. Queria colocá-la no meu blog, citando a fonte, claro.
    Quanto ao flúor, se ele impedisse o aparecimento de cárie não haveria tanta gente com cárie. Sem falar que o flúor é péssimo para a saúde, segundo diversas pesquisas.

    Gostar

    • AMIGA, NAO EH INDICADO FLUOR PARA BEBES.. PODE CAUSAR FLUOROSE!
      CUIDADO NA SUA UTILIZACAO, PODE DESTRUIR UMA DENTICAO..)

      Gostar

  37. Em relação à presença de fluor nesta pasta caseira, pelo que sei, se usarmos um sal fluoretado (NaF) a pasta passa a conter flúor;
    Se por outro lado, adicionarmos o sal comum de cozinha (NaCl) não teremos, realmente, o flúor desejado…

    Gostar

    • olá Jessica

      posso mandar um pouquinho de essencia de menta para voce botar na sua pasta dental. moro em são paulo mande para o meu e-mail- antopin33@bol.com.br. sou quimico e trabalho com essencias a 20 anos. o meu comentario da receita , pra ser uma formula caseira esta dentro dos criterios. vou elaborar uma formula mais industrial e posso mandar para todos. abraços.

      antonio edilson – sp.

      Gostar

        • ola!
          gostaria de saber se voce conseguiu uma receita de pasta de dente, essa ki esta aí eu tentei mas ficou muito salgada gostaria de saber sevoce tem outra receita ou o ki fez pra nao sentir o sabor do sal, eu preciso de uma receita pra trabalho de curso.
          obrigado

          Gostar

      • Estou fazendo os testes para minha nova pasta caseira e ficaria muito feliz se você enviasse pra mim um pouco da sua essencia.

        Gostar

  38. nunca tinha experimentado fazer uma pasta de dentes. mas agora experimentei e economizei muito mais… adorei a ideia dos sabores,calhou perfeitamente.

    até a uma proxima experiencia!
    xxxxxxxxxxaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuu

    Gostar

  39. Caro dentista anónimo,

    Falando da minha experiência pessoal utilizei uma pasta de dentes caseira grande parte da minha vida e até aos 22 anos, quando um dente do siso começou a nascer torto, nunca tive nenhum problema nos dentes. Até hoje nunca tive nenhum problema porém, admito e segundo o que o meu dentista já me disse, isso depende bastante quer da alimentação quer da genética e o que funciona para uns provavelmente não funciona para outros, como em tudo na vida. Não sendo especialista na matéria e pressupondo que o dentista anónimo o é, dou-lhe toda a razão mas, nós na vnatura, limitamos-nos a publicar alternativas naturais com as quais temos experiências positivas, que nos chegam através de e-mail, e sempre com o intuito educacional de partilha de experiências.

    Gostar

  40. Esta pasta n possui na sua composição um elemento fundamental no que conta à prevenção de cáries: FLÚOR!!!!
    Às vezes o que é barato acaba por sair caro!
    Comprem uma pasta testada, n importa a marca, o que interessa é a sua correcta utilização!

    Gostar

    • que imbecil, o fluor tem sido criticado por milhares de dentistas, alem de causar outras doencas nao ha provas que contribuam para que melhorem os dentes, ate os torna piores. Ja ouviu falar nos perigos dos fluor. Em vez de passar o tempo todo no consultorio devia passar mais tempo a ler estudos mais recentes.

      Gostar

      • ACHO Q VC DEVE SER UM DENTISTA SEM EXPERIENCIA PROFISSIONAL NENHUMA..
        TRABALHE MAIS COM O PUBLICO.. E ESTUDE MAIS,..
        O FLUOR SE UTULIZADO DE MANEIRA CORRETA, É BENEFICO..
        ENTENDIDO!
        E SE ÉS DENTITSA DEVES LEMBRAR DA TRIADE DE KEYES.. E DE TODA A CARIOLOGIA.,.
        POIS DEVERIA ANTES DE FALAR.

        Gostar

        • o amigo Anónimo postado dia 15/06/2009 ás 18:36 tem total razão. pesquisem povo, o Flúor foi criado por Nazista. quando for ingerido grande quantidade do Flúor causa a morte.

          Gostar

    • Acredito que é muito mais saudavel utilizar pasta dental caseira, e deixar de lado essas industrializadas, pois pelo conhecimento que tenho ,o fluor em excesso é prejudicial, causa endurecimento do esmalte do dente,dos ossos, já utilizamos uma quantidade enorme de fluor na agua da torneira o que assusta e muito. Entendo que tudo o que é demais é prejudicial.
      Vou fabricar a minha propria pasta dental caseira , para mim e minha querida familia. Seria bom que todas as pessoas investigassem a fundo a verdadeira historia do fluor ,como o fluor foi utilizado na 2ª guerra mundial. Esse dentista tem que pesquisar mais e se atualizar.
      É isso aí , e boa saude.

      Gostar

    • fluor é um metal pesado e causa lobotomia, pesquise a respeito .. o fluor não ajuda na prevenção da cárie e sim causa problemas a sua saúde…. pesquise!!!!

      Gostar

    • Dentista anonimo, voce precisa voltar pra faculdade. Se informe mais sobre o fluor. Muitos venenos de rato tem como ingrediente FLUOR. Por que? Por ser um veneno….
      A ideia aqui e fazer a pasta de dente natural, por causa da saude humana, meio ambiente e contra a crueldade em animais.

      Gostar

    • Desculpe o comentário, mas o fluor é um mineral que entra pela digestão alimentar. Sabe qual o efeito dos caulinos e neste caso do bicarbonato de sódio? Poi9s deveria saber.

      Gostar

    • um dentista… falando pra usar fluor….mesmo sabendo que faz mau a saude…. estranho ne ….obs pesquisem sobre o fluor e os males que ele causa para o nosso organismo!

      Gostar

Deixa uma ideia!