A COUVE

As couves, devido ao seu alto e valioso valor nutricional são um dos principais legumes utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade. Julga-se mesmo que na antiguidade em algumas civilizações as couves eram utilizadas somente com o fim medicinal e não gastronómico.Nas antigas civilizações da Grécia e Roma costumava-se comer couve antes de uma refeição farta, ou simplesmente para prevenir doenças do estômago ou uma indisposição.

No Egipto costumava ser uma prática comum ingerir algumas folhas de Couve em vinagre antes de um grande banquete ou festa, esta prática tinha como fim prevenir uma eventual ressaca. Mas é mais tarde, no final da idade média, após este vegetal ter ganhado uma grande popularidade entre os povos Europeus, que surge o termo “médico do povo” associado à couve. A couve era utilizada para a cura das mais diversas enfermidades, e havia ainda a ideia de se comer couve diariamente evitaria o aparecimento de doenças.

Algumas destas práticas sobreviveram ao passar dos milénios e ainda são hoje em dia utilizadas por muita gente. Porém os povos da antiguidade não estavam de todo errados quanto às propriedades da couve. Estudos e investigação nesta área têm revelado que a utilização das couves para a cura e prevenção de certas enfermidades é realmente eficaz devido à sua composição nutricional e por ser um anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural.

Nos dias de hoje a couve ainda é utilizada com alguma regularidade nas seguintes situações:

  • Evitar ressacas (deve-se consumir couve com vinagre antes de se ingerir álcool, alguns países inclusive utilizam a couve como aperitivo em bares.);
  • Aliviar a prisão de ventre (para aliviar a prisão de ventre deve-se consumir pratos com couve cozida.);
  • Evitar má disposição (deve-se consumir algumas folhas de couve crua ou cozida antes de uma refeição pesada.);
  • Curar e aliviar a dor de úlceras gástricas (a receita tradicional para as úlceras é a de 1L de sumo de couve durante 8 dias. Contudo esta prática não deve ultrapassar os 8 dias, nem deve ser mais de um litro pois este sumo pode inibir o organismo de absorver o ferro e consequentemente criar uma anemia.);
  • Cortes e feridas (para uma cicatrização rápida deverá aplicar-se uma folha de couve fresca sobre a ferida.);
  • Dores, inchaço e feridas no peito devido à amamentação (em caso de uma amamentação dolorosa, para aliviar a dor e o inchaço, deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas e aplicar sobre a zona afectada.);
  • Prevenir e curar constipações e gripes (a couve é por excelência uma fonte de vitamina C, contudo para prevenir gripes e constipações tem que ser consumida crua pois ao ser cozinhada perde quase metade da grande quantidade de vitamina C que possui)

Mas as propriedades curativas da couve não se ficam por aqui. Há já alguns anos que a couve tem vindo a ser utilizada pelos praticantes de medicina tradicional, como homeopatas, no tratamento do cancro através da dieta. Mas foi recentemente que estudos levados a cabo no Japão e EUA vieram mostrar que a couve é realmente eficaz na prevenção de certos tipos de cancro, como o do cólon e cancros hormono-dependentes como o da mama e dos ovários pois estimula o metabolismo das mulheres.

Outro estudo levado a cabo recentemente em Lyon, França, veio comprovar que comer pelo menos uma vez por semana couve ou brócolos previne o cancro do pulmão em 70% dos indivíduos, pois estes vegetais são ricos em isothiocyanate, um químico natural que protege contra este cancro.

Por fim, Investigadores da Universidade Nacional de Seoul, Coreia do Sul, após alimentarem com couve chinesa (napa) 13 aves contaminadas com o vírus da gripe das aves constataram surpreendentemente que em 1 semana 11 das 13 aves recuperaram. Será que a couve nos poderá salvar de uma futura epidemia?

Apesar de ter havido no último século um crescente número dos cépticos da medicina natural, nos últimos anos a medicina natural voltou a ser procurada por muitas pessoas e a couve foi um dos alimentos que mais recuperou a popularidade de outrora.

231 thoughts on “A COUVE

  1. ja tomei tanto remedio pra grastiti que nunca esqueço ums 6 tipos depois da indoscopia .encontrei uma medica que nao me proibio comer nada so manera nos alimentos acido e alimentos de comserva ex tempero arisco o melhor remedio que ela mim indicou foi tomar um meplazol injijum comer de 2 em 2 horas melhor dizendo nunca deicha o estomango vazil .sarei graças a Deus agora tomo ate pinga kkkkkk

    Gostar

  2. tenho H.pylori e o medico receitou antibiotico duarante sete dias, mas sinto mal cada vez que tomo. outra coisa le me proibiu de sair ao sol porque.

    Gostar

  3. Pingback: O Segredo Para Bupropiona Emagrece Em Quanto Tempo Yahoo

    • OI, MEU NOME É ROBSON. TOMO QUASE TODOS OS DIAS UM COPO DE SUCO DE COUVE, ONDE COLOCO UMA FOLHA COM DOIS COPOS DE AGUA E BATO NO LIQUIDIFICADOR. TOMO UM COPO NUM DIA E O OUTRO NO DIA SEGUINTE.
      NÃO SINTO MAIS NADA.

      Gostar

  4. Se alguém puder fazer uma pesquisa no livro ” As Hortaliças na Medicina Natural”, no verbete couve, vai descobrir muito mais sobre esta grande planta de nosso cotidiano!
    Este livro faz parte de uma coleção de três, que falam de tudo sobre o tratamento de plantas, NOS TRATAMENTOS DE DOENÇAS.
    ( EDITORA VIDA PLENA, CX. POSTAL, 135 CEP 08570-970 , Itaquaquecetuba- SP.

    Gostar

  5. Pingback: O Que Fazer Para Emagrecer Rapido - Como Emagrecer Rápido

  6. Pingback: Receitas De Sopas Para Emagrecimento - Como Emagrecer Rápido

  7. Pingback: Canela Beneficios Emagrece - Como Emagrecer Rápido

  8. Pingback: Receitas Que Emagrecem Com Aveia | Emagrecer de Vez

  9. Pingback: Comprimidos Para Emagrecer Alli - Como Emagrecer Rápido

  10. no mês de maio deste ano, fiz uma endoscopia onde foi constatado que eu tinha uma gastrite enantematosa de grau leve, antes disso me alto mediquei com pantoprazol 40 mg, comecei a sentir tontura, dor na nuca e crises de ansiedade, pensava que estava ficando louco quando descobri que eram efeitos colaterais do pantoprazol, parei de tomar e lentamente fui deixando de ter os sintomas, e paralelo a isso tomando o sumo da cove com leite, melhorei, larguei de mão a gastrite e fiquei mais preocupado com os sintomas de ansiedade que tinha, de uma semana e meia pra cá comecei a sentir dores no meu estômago fortes e não tive ainda condições de fazer uma endoscopia pra saber se a gastrite evoluiu, estou com tonteiras minha voz está roca e até falta de ar está me dando, pesquisei e descobri que eu tenho além de gastrite esofagite de refluxo, minha médica pediu pra que eu tomasse ranitidina 150 mg, de 12 em 12 hs junto com gaviscom 10 ml de 6 em 6 hs, poderia eu associar este tratamento com a couve mais o sumo da batata em horários diferentes? ou escolher o tratamento médico só com a couve ou a batata? por favor se alguém pudesse me ajudar estou meio que desesperado! tenho medo de morrer constantemente por causa da falta de ar. Me ajude!

    Gostar

    • Você não vai morrer, tenho tudo isto ha anos, toma os remédios, se tiveres dúvidas troque de gastro. Suco de couve é legal, mas que cuidar mesmo é tua alimentação…não abuse. Um abç, te cuida esta doença é chata mesmo.

      Gostar

    • oi Anderson,

      Primeiramente faça o que sua medica mandou, nao largar o medicamento de jeito nenhum, eu ha um ano atraz fiz endoscopia e estava com gastrite cronica e mais refluxo, só agora que vou deixar os medicamentos apos um ano tomando. Moro nos USA e infelizmente eles nao liberam aluguns medicamentos que sao otimos que tanto na Europa quanto ai no Brasil é legalizado. Ha um que se chama Lansoprazol 30mg que é melhor que pantoprazole e o domperidona que aqui nos USA é proibido mas foi o que me melhorou mesmo (domperidona 10mg 3x ao dia mas a medica tem que acompanhar pq se vc tem problema de curacao pode dá problema serio). Faça o uso correto dos medicamentos e evite qq coisa muito acida, limao/laranjas/coca cola/café/ qq refrigerante/ molhos, vc vai ter que evitar muita coisa pra ajudar na melhora. E vc pode consumir esses sucos naturais tb, evite o estress tambem, faça exercicios que vai te ajudar, nao fica mais de 3 horas sem comer. Os sintomas que eu comecei a ter foi de muita fraqueza repentinas a ponto de desmaiar e nao sentia dores nenhuma, e muita fome mesmo com estomago cheio, eu tinha que tomar leite em seguida, certamente meu estomago estava sendo corruido pelo acido. Segue a sua medica e qq problema volte nela, nao faça uso de outros medicamentos sem acompanhamento pq outro problema pode surgir, nem era pra eu ta tomando por tanto tempo os medicamentos ( o domperidona foram só 3 meses, nao pode usar mais que isso) agora vou me cuidando com o que posso, tem tb o suco de repolho com cenoura, dá muita ancia de vomito mas protégé o estomago. Boa sorte, e logo logo vc melhora, vc acostuma com isso e vai se adaptando do seu jeito a alimentacao de acordo com seu bem estar. Nada de bebida alcoolica e nem cigarros.

      Gostar

    • oi Anderson,

      Primeiramente faça o que sua medica mandou, nao largar o medicamento de jeito nenhum, eu ha um ano atraz fiz endoscopia e estava com gastrite cronica e mais refluxo, só agora que vou deixar os medicamentos apos um ano tomando. Moro nos USA e infelizmente eles nao liberam aluguns medicamentos que sao otimos que tanto na Europa quanto ai no Brasil é legalizado. Ha um que se chama Lansoprazol 30mg que é melhor que pantoprazole e o domperidona que aqui nos USA é proibido mas foi o que me melhorou mesmo (domperidona 10mg 3x ao dia mas a medica tem que acompanhar pq se vc tem problema de coracao pode dá problema serio), eu tomava pela manha em jejum o lansoprazol junto com domperidona e antes do almoco e da janta mais um domperidona. Faça o uso correto dos medicamentos e evite qq coisa muito acida, limao/laranjas/coca cola/café/ qq refrigerante/ molhos, vc vai ter que evitar muita coisa pra ajudar na melhora. E vc pode consumir esses sucos naturais tb, evite o estress tambem, faça exercicios que vai te ajudar, nao fica mais de 3 horas sem comer. Os sintomas que eu comecei a ter foi de muita fraqueza repentinas a ponto de desmaiar e nao sentia dores nenhuma, e muita fome mesmo com estomago cheio, eu tinha que tomar leite em seguida, certamente meu estomago estava sendo corruido pelo acido. Segue a sua medica e qq problema volte nela, nao faça uso de outros medicamentos sem acompanhamento pq outro problema pode surgir, nem era pra eu ta tomando por tanto tempo os medicamentos ( o domperidona foram só 3 meses, nao pode usar mais que isso) agora vou me cuidando com o que posso, tem tb o suco de repolho com cenoura, dá muita ancia de vomito mas protégé o estomago. Boa sorte, e logo logo vc melhora, vc acostuma com isso e vai se adaptando do seu jeito a alimentacao de acordo com seu bem estar. Nada de bebida alcoolica e nem cigarros.

      Gostar

  11. Pingback: hemorroidas

  12. Se beber suco de couve diariamente faz mal para a absorção do ferro, eu tô ferrado: bebo suco de couve puro ou batido com um inhame e uma colher de extrato de soja uns 20 anos seguidos mais ou menos. Durante esse tempo, se eu dei intervalo de dois dias foi muito. Que eu me lembre, foi um dia primeiro do ano que não me preveni e não achei nada aberto, e outra ocasião, sinceramente não lembro de deixar de tomá-lo. Devo estar sem ferro algum lembrando, que sou atleta de corrida de longa distância, estou seguramente uns seis anos sem deixar de treinar um dia dez kms, e acabei de completar 63 anos. Antes de correr não bato couve, mas sim um inhame. Na volta da corrida não bato couve, mas sim um pepino inteiro com meio limão em meio litro d’água coado. A couve geralmente bato antes de almoçar ou à noite anterior ao lanche. Eu suspendi o uso do extrato de soja, pois há controvérsias quanto ao seu uso.

    Gostar

    • A via natura é um blog pessoal que é actualizado quando é possível e não estou disponível para aprovar comentários 24/7. Por isso caso faça comentários no futuro agradecia que não enchesse o resto do site com spam a perguntar quando o seu comentário será aprovado,esteja descansado que ele não desaparece. Obrigado e já agora paciência é uma virtude…

      Gostar

  13. gente vou começar a tomar couve pois ha 2 anos sofro com gastrite e esofagite, ja tomei varios tipos de remedio e não melhoro.

    Gostar

  14. suco de couve sem o talo com agua
    semna sim e semana nao, senao interfer na absorçao de ferro, disse dr drauzio varella
    nada de limao
    só laranja lima q nao é acida
    fiquem na paz do senhor Jesus

    Gostar

  15. Estou na minha terceira gravidez e as outras duas sofri muito com azia desde o primeiro mes, agora estou na 15 semana e comecei com azia, mas tomando suco de couve ou salada a azia desaparece,aliás nem aparece, é melhor que remédio alopático, e ainda tem vitaminas!!!ótimo para gestante, recomendo

    Gostar

  16. Bem legal , só que eu estou com uma duvida se tenho gastrite , pois eu não sei bem explicar… Vou começar a tomar couve :D

    Gostar

  17. Obrigada á todos q deixaram seus depoimentos aq! tenho apenas 18 anos e estou morrendo de medo,pq tudo indica q estou c gastrite nervosa! Agora acordo sempre c uma grande tristeza pq penso assim “Sera q hj irei passar mal dnovo?” E me pego a chorar,ainda mas pq faço Teatro e tenho medo de ter uma crise d gastrite nerv. antes de entrar em cena…Enfim… fiquei feliz em ver q a couve ja curou muita gent q passou pelos mesmos problemas q eu e hj estão curados graças a couve e a Fé em Deus sempre!!!! Beijos ,abraços e é claro… SAÚDE A TODOS NÓS ;D Patty S.

    Gostar

    • Olá Patty, tive a primeira crise de gastrite à uma semana atrás, de modo que a gastrite de fato não foi comprovada pelo exame de enduscopia, pois preferi não fazer pois estou meio gripada e se eu fizesse a enduscopia poderia prejudicar a minha gargante; mas enfim no começo eu estava como você um pouco deprimida pelo fato de não pode comer como queria e a alimentação/dieta ser bem rígida, de começo tomei um xarope por nome de Gastrobin (para acidez e azia) esse xarope muito bom, os sintomas da gastrite diminuem bastante.

      Gostar

  18. Tenho gastrite e ulcera aguda de 1 cm o que devo tomar para curar este problema.

    E o melhor é tomar couve com leite ou com água.

    agradeço-lhes

    Gostar

  19. Acho que este artigo é especulador. Se fosse científico daria os valores dos nuntrientes.Eu não gosto exatamente de avaliações muito científicas pois a ciência é por demais mistificadora. Porém, hoje, os laboratórios tem um mínimo de confiabilidade e o artigo deveria conter os valores.

    Gostar

  20. sinto regularmente um desconforto abdominal, com crises de dores fortissimas, não sinto dor no estômago e mesmo assim após diversos exames foi diagnosticado uma leve gastrite. Fiz tratamento com Lansoprasol mas o desconforto persiste. pode ser mesmo sintomas da gastrite?

    Gostar

    • tomar suco de batata inglesa 3 vezes ao dia. utilize uma batata grande na centrifuga dara mais ou menos um copo cheio ,após treis semanas não terá mais dor.

      Gostar

  21. fiz endescopia e deu gastrite leve.e tambem tinha poblema de estomago nao conseguia rota direito, isso afetava o meu coraçaõ quando nao podia rota tomei em jejum e quando iria dormi o suco da couver fiquei curado.quando voltei ao medico falei quer tava tomando o suco da couver,ele me disse pra continuar duranter 3 meses.mas outra coisa vcs tem quer evitar gorduras.frituras.refrigerantes.chocolates,frutas azedas.pra ficarem totalmemtes curadas.DEUS criou tudo e saber o quer e melhor pra o ser humano .abraços alessandro.

    Gostar

  22. Tenho gastrite nervosa quando ataca penso que vou morrer queima muito e me deixa nervoso com o coração acelerado como é ruin,vou começar a fazer este tratamento caseiro com a couve.obrigado

    Gostar

    • Gente já estou pensando que essas doenças gástricas n tem cura. O tratamento tem que ser continuo. O couve ajuda muito mas n cura. Nada cura refluxo e parar de tomar os remédios ele volta. Tomo suco de couve junto com os medicamentos, ele ajuda e muito mas nunca curou

      Gostar

    • transsagem é antibiótico cuidado com a quantidade pode causar outros problemas sérios ou até mesmo agravar o seu, é melhor você procurar um médico.

      Gostar

    • amigo p/enxaqueca coloque 1 litro da água filtrada p/ferver,corte duas rodas de gengibre deixe ferver por cinco minuto,depois retire do fogo coloque duas rodelas de limão.e uma colher de sopa de hortelã.deixe esfrai tome o cha tres vzes ao dia.saúde,depois mande mim manda avizar ok

      Gostar

  23. fiz o exame de endoscopia e descobri que tenho o bacteria h- pylori, o medico me receitou um remedio com o nome pylori-pac o tratamento durou 35 dias e tomei após o tratamento omeoprazol durante 28 dias, mas duas semanas apos o tratamento voltei a sentir muitos incomodos,vou testar o suco da couver p/ ver se faz algum efeito

    Gostar

  24. Olá, sofro desde jovem da tal hérnia de hiatos, no estômago. geralmente, tarde da nite me acordo com fortes dores na boca do estômago. Gostaria de saber se o suco da couve pode ajudar ou até cura este problema.
    Obrigada
    Meu e-mail:
    jurema.signori@hotmail.com

    Gostar

    • COM SERTESA .. 1 LIMAO 2 FOLHAS DE COUVE 2 TALOS DE ORTELA BATE TUDO NO LIQUI,AI COA A COLOCA 2 LARANJAS O SUCO,DEIXA GELAR UM POUCO E OTIMO MAS TEM QUE TOMAR TUDO NO MESMO DIA SE NAO FICA AMARGO.E OTIMO BEIJOS.

      Gostar

  25. Gente,eu sinto esses sintomas há doze anos,ja passei muito mal com isso,gastrite,refluxo.esofagite, que provoca faringite,laringite,tenho a bacteria Hpylori e ja não sei mas o que fazer ,mas de uma coisa e certo .cada caso e um caso e temos mesmo que tomar nossos cuidados em relação ao que tomamos ,mas temos os beneficios dos dois dos remedios farmacos e plantas medicinais .no caso a couve, mas temos que ter conciencia de que precisamos nos orientar com os nossos medicos e seja planta seja comprimidos auxiliar os dois ,e lembre-se temos que acreditar pois sem fé não move montanhas vou fazer uso da couve sem deixar de tomar os remedios e que Deus ajude todos nós porque ele é bom e misericordioso.

    Gostar

    • Também faço uso da couve em jejum pela manha. Eu tenho o H pylori, mas quero eliminá-lo o quanto antes. Pessoal, o uso deste suco deve ser feito somente por 8 dias. Eu tomo sem o leite, pois o efeito é mais desejável, apesar do gosto amargo.
      Boa sorte e saúde para todos.
      Edicarlos SP Vila Joaniza

      Gostar

  26. Telma
    02-11-2011
    Tomo suco de couve comágua de coco, mangericão e hortelã- pimenta; pois até o meu cabelo melhorou muito. Continue tomando que é um sucesso.

    Gostar

  27. tinha refluxo de queimar minhas cordas vocais tomei suco de couve em jejum minha voz esta otima tomei omeprazol por ters meses eh nao resolneu agora sim encontrei o remedio

    Gostar

  28. se a industria farmaceitica nos der um remedio q nos cure ,como elas iram ganhar dinheiro,tem remedios q curam a infermidade mas os problemas colaterais nos deixam piores,o segrendo e ter uma boa alimentasao.A couve com um limao batida no liguidificador em jejum esta sendo muito bom pra mim.

    Gostar

  29. sinto muita azia,pois ja tomei e tomo muito remédio para emagrecer, e hoje dia 20 de setembro de 2011 comecei a tomar o suco de couve vamos o que vai acontecer volto aqui para falar

    Gostar

  30. Não é preciso acrescentar leite e nenhum outro tipo de líquido, apenas agua gelada e 2 folhas de couve, bata no liquidificador e tome, mais ou menos um copo de 300ml. todos os dias em jegum e verá o resultado.

    Gostar

  31. Gente gostei de todas as perguntas e resposta de vcs eu tenho esofagite e ja tomei todos os tipos de remedios e ainda ñ me curei obg. fique com deus…

    Gostar

  32. NOssa, é que ninguém sabe mais o suco da couve em jejum é óó´timo para crescimento de cabelo e para a queda, maravilhoso. Pode tomar todo dia em jejum em tres meses vcs vão ver o resultado. Melhor do que muito remeédio para queda de cabelo.E os dermatologistas nem falam nada!! ficam quietinhos fazendo a gente gastar com manipulação.

    Gostar

  33. meu nome é Matias, e queria saber qual a couve indicada para o tratamento de ulcera gastrica, se é a roxa ou outra qualquer, e pergunto tb que quantidade de couve para 1 litro de água, é que lesse tanta coisa que acabamos por ficar baralhados.
    Os meus agradecimentos:

    Gostar

    • Não tem segredo, é couve manteiga encontrada em qualquer lugar, ótimo esta dando bom resultado para mim que estou fazendo tratamento a uma semana, somente uma folha de couve e um limão em um copo e meio de água em jejum depois de meia hora pode comer o que quiser.Mas aprendi mais uma coisa durante o dia todo é necessário, tomar um copo de água de meia em meia hora e urinar sempre que sentir vontade, pois isto facilita a limpeza no estomago e intestino . boa sorte a todos e fé em Deus !!!

      Gostar

  34. Muito bom o conteúdo aqui disponibilizado.
    É importante entender que cada pessoa reage de determinada forma ao tomar o medicamento. E que mesmo o suco tendo os seus benefícios é imprescindível procurar um bom médico e fazer os exames necessários.
    Tenho gastrite crônica leve, e estou sentindo muito os sintomas da minha doença. Estou tomando nexium e motilium, porém gostaria de saber se junto desses medicamentos também posso tomar o suco de couve.
    Não pretendo tomar o suco por mais de uma semana direto. Se ele funcionar para mim nessa primeira semana, depois pretendo voltar a toma-lo pelo menos 2x na semana e tb tomarei a liberdade de misturar mais coisa ao suco como gengibre, dente de alho, leite de soja, mel, etc, etc.

    Mais uma vez agradeço o espaço e saúde a todos!

    Gostar

  35. oii, fui ao gastro e fiz a endoscopia e eu tinha uma gastrite leve, tomei remedios e tudo…
    porém resolveu por um tempo e agora voltou, quando fico ansiosa meu Deus como dói o estomago, começa a embrulhar, falaram que pode ser gastrite nervosa
    é muito ruim a sensaçao

    suco de couve em jejum rpode ajudar??

    obrigada, :)

    Gostar

  36. Minha pergunta é simples…Faz mal tomar suco de couve todos os dias????
    Eu tenho tomado pela manhã, bato couve com cenoura ou gengibre salsa, laranja, pepino, cada dia mudo o que misturo com a couve, e ouvi dizer que faz mal tomar todos os dias , se alguém puder tirar minha dúvida. Bjs a todos.

    Gostar

    • Ola Reiza…

      Pode tomar diariamente tranquilamente.
      Vou a nutricionista 3 x por ano….e tomo todos os dias antes do almoço 300ml de suco de couve com hortelã e gengibre batido no liquidificar com chá branco.
      É excelente…desintoxica e me da muita disposição.
      Além de aumentar o metabolismo e queimar as calorias naturalemnte.
      Sugestão é 1 x por semana bater um maço de couve sem os talos + 1 maço de hortelã e uma bom pedaço de gengibre.acrescente agua para ficar um creme e depois colocar em formas de gelo no freezer.
      Todos os dias uso um ou doi cubos misturo ao chá branco e bato no liquidicador. òtimo para a saude e a pele agradece.
      Bj.

      Gostar

  37. minha filha de 9 anos Já foi curada de h.pylori. tomou todos os antibióticos e parriet . Tomou suco de couve com leite em jejum por muito tempo e muito chá de espinheira santa e sarou ,agora deu esse tal de refluxo. Se alguem souber algum remédio natural pra refluxo? Não sei qual sarou ,ela tomou certinho os alopáticos também e muita oração também ,porque sem Deus nada somos. Obrigada meu Deus.

    Gostar

  38. meu marido fez uma endoscopia e a acusou gastrite cronica erosiva
    intensa com atrofia e mtaplasia intestinal.Pesquisa de H.pylori positiva. Gostaria de saber o que é isso e se tem cura qual o remedio caseiro

    Gostar

  39. SR. JORGE AMARILDO

    Respeito o seu comentário, porem não concordo pois é mesma coisa que falar que remedio manipulado ou genérico não funciona!
    Lembrando que a populaçaõ indigena somente faz tratamento com remedios caseiros, ervas medicinais etc… E QUE SAUDE QUE TEM ESSE POVO!!

    Gostar

    • …E QUE SAÚDE TEM ESSE POVO !!!

      Dª Ana

      Esse povo, Dª Ana, não leva uma vida tão sedentária como a nossa. Esse povo quando chega a casa não se refastela no sofá vendo programas intermináveis de TV, rodeado de hamburguers,coca-cola e batatas fritas comprados na lanchonete do vizinho. Esse povo nunca vai a feira do relógio comer entremeada, courato, toucinho grosso e alheira de Mirandela.
      Aos Domingos, esse povo Dª Ana, não tem cozido à portuguesa, feijoada à transmontana, rancho à nortenha, e tripa à moda do Porto. Esse povo, Dª Ana, quando come carne não compra no talho, vai atrás do animal numa caçada e perseguição infernal e ferrenha, às vezes a luta é tão renhida que o tiro sai pela culatra: a presa é que come o “povo”…

      O que mais quer que eu diga, Dª Ana… ?

      Beijinhos e abraços

      JORGE AMARILDO

      Gostar

  40. PESSOAL PAREM DE BATE BOCA COM PALAVRAS DESNECESSARIAS….CADA QUAL FAZ O QUE E USA A MEDICINA QUE QUEIRA,AQUI DEVE SE TENTAR AJUDAR.A VALQUIRIA TEM SUA OPINIAO E O JORGE TB E,ENTAO DEVEMOS RESPEITAR A CADA UM.E DEVEMOS LEMBRAR QUE NADA PODE SER DE USO EXAGERADO OU SEJA,NEM A COUVE E NEM MEDICINAS POR MUITO TEMPO….E O MEAIS IMPORTANTE AQUI NESSE SITE E TENTARMOS AJUDAR AQUELES QUE REALMENTE SENTEM;AZIA,DOR,MA DIGESTAO E DOR NO ESTOMAGO ASSIM COMO EU SENTI…..TODOS AQUI TEM OS SEUS PROBLEMAS E VAMOS TENTAR RESPEITAR A CADA UM../…ABRACOSSSSSSSSSSSSS A TODOS E FIQUEM SEMPRE COM DEUS…..ALINE ZANI

    Gostar

  41. Olá a todos,

    Tenho gastrite, esofagite e hernia de hiato e sofro mto com isso faz 1 ano.
    Já tomei todos os omeprazóis e variantes, zantac, ranitidina, etc e apesar deles melhorarem e mto meu problema estomacal me davam uma série de efeitos colaterais q no fim eram tao piores qto a gastrite e cia.
    Sentia mtas dores no estomago, costas, mta azia, queimacao e refluxo horriveis.
    Após ler os diversos relatos nos comentarios desse site resolvi tentar e para minha surpresa, agora, 5 dias após começar já não sinto dor alguma no estômago!!! As outras dores tb melhoraram e mto, eu diria q 90%. Impressionante a rapidez e eficacia de algo tao simples como suco de couve. Estou tomando batido no liquidificador, 1 folha de couve (sem caule) + 1 copo dagua, 2x ao dia. Só isso, nada de acucar ou outras frutas.
    Gostaria de deixar esse meu relato aqui para mostrar que experimentei pessoalmente e nao é lenda de internet, está funcionando realmente comigo. Ficarei curado? Ainda nao sei, mas minha melhora foi imensa!!! Ainda sinto azia as vezes e um refluxo aqui ou acolá mas só o fato de não sentir mais as dores já adiantou MUITO!
    Fica o meu conselho para quem está no mesmo barco, não custa tentar e os benefícios são realmente compensadores.
    abraços a todos e obrigado!

    Gostar

    • e incrivel como suas dores se endentificam com as minhas ah seis meses comecei a sentir dores horriveis debaixo da parte esquerda do meu abdomem .fui ao medico e sentia aquela parte exada e dolorida ,mas o medico demorou muito para fazer o pedido de endoscopia ,com isso as dores foram piorando ,.nesse meio tempo me receitou omeprazole que nao me ajudou em nada agora fiz endoscopia e descobrir que estou com gastrite e hernia de hiatus.vou hj mesmo comecar a fazer o uso do suco de couve .obrigada p seu recado ,me tirou muitas duvidas…

      Gostar

    • Ola amigos! Tanho uma esofagite, e supostamente uma gastrite, desde abril de 2013, , melhor e desde a 2 meses a esta parte, eta pior, perdi 13kg, como muito pouco e tomo omeprazol 40mg de noite, sucralfato astes das refeições, que de manha são 1/2 fatiamde pao de centeio e cha de espinheira santa ou de tilia, e cenou com batata cozida, nao xonsigo nem , comer um prato, fico de imediato mal disposto.

      Nao tomo o sumo de couve, pois tenho receio, de vomitar ao tentar…, as cozida alivia, um bocadito, ajuda, mas…o medico ja me disse que provavelmente é para tomar estes fármacos, para o resro da vida!
      E estou com sintomas de anorexia devido à, perca de peso em pouco tempo…resta ter paciência….
      E só tenho 33 anos!

      Muito boa sorte a todos.

      Gostar

    • ola, tenho uma duvida, Esto esofagite e gastrite leve e me sinto muito mau, tontura, falta de ar, papitação, suador frio, mãos tremulas, queimação e mais coisas…… já estou tomando o pantoprazol 40 mg. Estou tomando a couve de manhã, mas estou com uma duvida pq eu tenho que tomar o remedio tbem em jejum, e gostaria de saber se faz o mesmo efeito a couve eu tomando o pantoprazol em jejum e depois de meia hora eu tomar a couve, pq pedem pra tomar o suco em jejum tbem???? me respondam por favor, e me digam se sentiam os mesmo sintomas, parece que vou morrer, grato

      Gostar

  42. Pingback: As Couves

  43. olá ve se tem alguem q possa me ajudar,a tempos tenho problemas de aftas,acredito q seja estomacais esses problema será se começasse a tomar o suco de couve será q me ajudaria com meu problema..poi sofro muito com isso

    Gostar

    • Tinha muitas aftas e nada curavam, sofria muito, então fui ao reumatologista que diagnosticou, em mim, uma auto imune (sindrome. De Sjogren). É assim fiquei livre das aftas, mas, infelizmente tenho que tomar dois remédios que tenho que controlar ,porque, são meio perigosos. Abraços

      Gostar

  44. Olá, gostaria de saber se o suco de couve com limão é bom para a cura de bronquite e asma. Quem puder me responder desde já agradeço pela atenção. Um abraço

    Gostar

  45. Gente parabéns pela contribuição e força a tantas pessoas que sabe quanto é dificil sofrer desse mal, e farmaceuticos dessa espécie também nos da náuseas. Brindemos com um suquinho de couve.

    Talvez fosse interessante ele abrir uma kitandinha, quem sabe humildade lhe trouxesse maior felicidade, amargura adoece, parece que farmácia não foi bom pra ele.

    E ele deve estar em pulgas, talvez tenha caido demasiadamente bem suas vendas e foi preciso correr aqui na tentativa de arrumar adeptos a sua tenda.

    Sabem que a industria farmaceutica é organizadissima, vcs já abriram os olhos quanto a vitamina D? Pois abram, cuidado com uso de protetores solares, use protetor solar sempre e fique como eu fiquei, com a vitamina D la embaixo e tenha várias alterações em função disso. Pensa… Qto custa 20 minutos de sol por dia? Acha que algum farmaceutico ou médico vai gostar disso? Agora já ta ficando cheio de propagandas sobre Vitaminas contendo D3 por ai, por que? Mas nem todo médico é alienado, olhem o site http://www.enxaqueca.com.br e coloquem la sobre “O sol que cura e o sol que mata”

    Pois bem, agradeço muito quanto às informações que pessoas desinteressadas e experientes vem aqui dar sua contribuição para nossa melhora, por que um dia elas estiveram em nosso lugar e sabem o quanto sofremos.

    Tomo suco de couve sim, melhorei, ainda não me sinto totalmente curada, mas continuarei por que a melhora foi razoavel já.

    Fé em Deus é pé na tábua.

    Vamos conseguir.
    Obrigada gente

    Gostar

    • Dª Valquiria

      Vá brindando o seu suquinho de couve com os seus convidados até um dia chegarem (todos vocês que ceiam a mesma mesa) ao record de hemoglobina 2. Sabe o que significa ter de hemoglobina 2, Dª Valquíria ? Que a malta toda contraiu anemia endémica, crónica e irreversível. Mas não se preocupe, Dª Valquíria, vai ficar o conforto de morrer em malta. Acaso, conhece aquela seita da Mongólia que prática o suicídio colectivo ? Eles dizem que não há coisa melhor, é uma sensação única…

      Haja saúde.

      Jorge Amarildo

      Gostar

      • Eu gostaria que você me ajudasse a resolver o meu problema de gastrite e úcera, o que você me indica.
        Muito Obrigada!!!

        Gostar

  46. Funcionou para mim…

    de vez em quando eu tinha gastrite leve, sendo que me receitavam tomar pantoprazol, o que funcionava depois de 10dias tomando o remédio…

    da ultima vez que eu tive, já que não me custava nada, experimentei o suco de couve em jejum, e depois de 3 dias tomando, nao sentia mais nada. Fiquei impressionado!

    conclusão: 10 dias de pantoprazol = 3 dias de suco de couve.
    Economia de $$ e não ingestão de remédios.

    obs: não vendo verduras nem remédios, não sou farmacêutico nem e nem prescindo dos remédios quando necessário.

    abraços e parabéns pela disseminação de informações preciosas para muitas pessoas.

    Henrique.

    Gostar

  47. Com que então, a couve, de repente virou um remédio santo e uma panaceia que cura todos os males do foro gastro-intestinal !? Não é isto um exagero ? Por amor de Deus haverá por aí alguèm que acerdite mesmo nesta história ? Será que tenho que fechar a minha farmácia para vender couves, cenouras e brocolis ? Se a couve fosse assim tão poderosa , não era já tempo de os médicos começarem a receitar este vegetal. E por que não o fazem ? Alguém sabe ? Já explico:

    Meus caros internautas, tenhai cuidado, nem tudo que vem na inernet é verídico, fiável e com fundamento científico. Esta história da couve é a maior mentira que já li na internet. Todos estes depoimentos lembram-me os testemunhos dos crentes da igreja de Edir Macedo. alguém acredita naqueles milagres mirabolantes divulgados na Rede Record? Até há quem acredite, e sabem porquê? Lembram-se daquele provérbio que diz “uma mentira falada várias vezes converte-se em verdade” A história da couve é igual. Sou farmacêutico há dezenas de anos. Já ajudei vários pacientes a curar da gastrite, regurgitação, esofagite, etc…por conseguinte, falo com conhecimento de causa, o remédio mais poderoso para a cura da gastrite, úlcera e câncer é o Nexium. É caro sim mas é eficiente. Eu sei que os doentes não gostam deste medicamento porque não tem efeitos imediatos, ele cura a médio e longo prazo, mas cura mesmo, é tiro e queda. Só que ironicamente o paciente é impaciente, quer a cura hoje, por isso recorre a couve porque é uma espécie de anelgésico que reduz a dor, elimina o enjôo e a azia, dado que a couve é um “inibidor enzimático” de excelência, mas não cura…Você vai-se sentir bem temporariamente, mas não se considere uma pessoa curada…

    Bem…Este era o meu contributo. Desculpa se ofendi alguém. Queria apenas partilhar convosco a minha experiência profissional como farmacêutico que lida há 21 anos com médicos, pacientes e medicamentos.

    Saúde para todos vós e parabéns ao site…

    Jorge

    Lisboa

    Gostar

    • Senhor Jorge.
      O senhor fala assim porque já deve ter ficado milionário com sua farmácia.
      O que seria dos pobres se Deus não houvesse deixado as ervas crescerem em nossos quintais??
      O senhor deve ser uma pessoa azêda, mercenária e cética.
      Eu sou uma prova da cura pela couve.
      Antes já havia tomado todos esses omeprazóis, bromopridas etc…, mas com o suco da couve minha vida mudou.
      E não sou pobre, posso comprar qualquer remédio. Infelizmente para farmacêuticos como o senhor que, com certeza, deve comandar um cartel de preços nas farmácias de sua cidade.
      Grande abraço.

      Gostar

      • Sra. Raquel

        Pra começar não se deve insultar quem emite uma opinião, é mais justo desmentir os factos contidos na opinião. E a senhora insultou-me em público chamou-me “Azedo”, “Céptico” e “Mercenário” são palavras muito violentas para chamar uma pessoa que nem sequer conhecemos, apenas porque a pessoa tem uma fé diferente da sua: A senhora crê na couve e eu creio no Nexium para a cura da gastrite, isto é tão pacífico e trivial que não deve dar lugar a achincalhamento, humilhação, e bate-boca em hasta pública. Tem gente que crê em Maomé e tem outra que crê em Jesus Cristo, será que esta diferença deve levar a que os maometanos insultem os cristãos ? Acho que não…

        Agora o mais importante: Tenho pacientes que tomaram suco de couve, mastigaram batata crua, engoliram cenoura viva, snifaram gengibre e alho, esfregaram a língua com espinafre, pernoitaram em barril de mel, porque tudo isto é dádiva da mãe natureza, por conseguinte bom e barato; o certo, Dª Raquel, é que muitos destes doentes ficaram “melhores” um ou dois meses, decorrido esse tempo, quando me procuraram na fármácia estavam piores do que antes, em alguns deles uma simples gastrite tinha evoluído para câncer…E ficamos por aqui.

        Elucidar o povo sobre a verdade é um dever de cidadania. Eu fiz a minha parte… e fí-lo como um imperativo de ética profissional.

        Beijinhos e Abraços

        Jorge

        Gostar

        • Não me quero meter na discussão e nem acho que seja sitio apropriado para tal pois o objectivo deste texto que é uma síntese de uma investigação académica que fiz há vários anos é transmitir conhecimento e cada um faz dele o que bem entender, mas gostava de esclarecer algo Srº Jorge.

          Eu não sofro de problemas gástricos nem nunca sofri mas sofro de uma doença crónica para a qual a medicina convencional diz que não há cura, posso-lhe dizer que gastava mensalmente rios de dinheiro em medicamentos simplesmente para aliviar os sintomas, sou jovem e houve um dia que pensei “não vou passar o resto da vida assim” então apesar de ter alguns conhecimentos de propriedades dos alimentos e afins decidi consultar alguém mais experiente e em conjunto fomos “experimentando” várias coisas, em 2 meses desapareceram-me os sintomas todos, tenho talvez agora sintomas uma vez por ano e basta-me uma semana de dieta controlada e alguns remédios caseiros e fico “boa”.

          Agora digo-lhe já sugeri o mesmo a mais 2 pessoas que entretanto conheci que sofrem do mesmo que eu e a uma não resultou, por isso a medicina natural, os remédios caseiros, funcionam como a medicina convencional, o que funciona para uns pode não funcionar para outros. Tem quantos clientes que determinado medicamento não resulta com eles apesar de resultar com a maioria das pessoas? somos todos diferentes e infelizmente os medicamentos não são personalizados.

          Há que fazer também uma chamada de atenção a todos que lerem isto pois antes de iniciarem um tratamento devem consultar alguém que entenda realmente o que faz, saiba o vosso problema, estude as vossas analises e exames, vos vigie etc como faria um médico convencional pois nem todas as curas naturais são seguras, se não se auto medicam de medicamentos da “farmácia” porque o haviam de fazer com medicamentos da “natureza”. Algumas destas curas naturais podem ter efeitos secundários nefastos, podem ser perigosas para alguns grupos de risco e trazer muitos dissabores quando usadas incorrectamente. Eu neste texto fiz questão de salientar que não se pode consumir sumo de couve mais que uma semana pois correm sérios riscos de desenvolver uma anemia e mesmo assim vejo pessoas a comentar que tomam durante meses e anos.

          Por isso srº Jorge dou-lhe toda a razão e acredito quando diz que tem cliente que voltaram piores depois de experimentarem medicinas alternativas, provavelmente alguns são pessoas irresponsáveis, foram enganos por charlatães que se dizem homeopatas, ou simplesmente o medicamento/tratamento não funcionou. Mas não englobe tudo no mesmo e até porque já são muitos os médicos convencionais que já receitam medicamentos homeopatas e até às vezes “mezinhas da avozinha”, o srº se calhar até tem na sua farmácia alguns desses medicamentos como muitas farmácias têm hoje em dia.

          Cumprimentos e as melhoras para todos.

          Gostar

    • Mas nexium eproduto ibp sao remedios novos. Existe a discussao sobre o uso por longo prazo e tb a necessidade de maior tempo p pesquisa. Os ibp foram criados em 1990. Algumas discussoes sobre consequencias cardiacas, eletrolitica e ate. Respiratoria (?).
      Muitas pessoas tomam remedios que fazem efeito tempos depois ou demoram a parar a dor, comecam a tomar sucos e chas e stribuem a melhora aos sucos. Mas nao seria o remedio comecando seu efeito?

      Gostar

    • Eu tenho refluxo,a bacteria Hpylori e suspeita de esofagite, tomo omeprazol de 20mg,não vejo muita melhora,vou tentar esse suco de couve,porque não aguento mais, mas tambem vou continuar com o remedio e indo ao meu medico periodicamente,pois acredito na cura pelas plantas inclusive uma conhecida ficou curada de cancer de garganta com receitas medicinais de babosa e gaiolinha mas so pode ser fito por pessoas que relamente sabe fazer, pois para quem não sabe preparar e muito perigoso,então vou tentar essa receita, afinal é couve se não curar pode melhorar os sintomas enquanto os remedios da farmacia fazem seus efeitos,mas achei seu depoimento válido pois se não cura temos que tomar outras precalsões.

      Gostar

  48. Olá pessoal há dois meses venho sentindo uma indisposição terrível no lado esquerdo da barriga que pode ser consequentemente uma gastrite nervosa,me divorciei a pouco tempo e tbém fumava todos os dia e hj não fumo mais…tenho medo de fazer a tal indoscopia..e tenho medo de uma possivel revelação mais séria enfim através dos depoimentos acima vou tentar fazer o tratamento com o suco da couve (3 folhas da couve batido com um copo de agua e coado posteriormente,tomar em jejum durante uma semana)para resolver esse problema,espero melhoras voltarei para contar se obtive algum resultado.um abraço!

    Gostar

  49. tomo suco de couve todos os dias , etenho me sentido bém melhor, sem contar que meu intestino ta funcionando muito bem!!!! couve é tudo. tomo sempre 3 copos de 200ml batida no liquidificador com uma laranja sem coar antes do almoço.

    Gostar

  50. Tenho 65 anos,tive problemas de gastrite nervosa com dor e asia, tomei muitos remédios de farmácia. Ha 6 dias estou tomando um compo de suco de couve com agua em jejum e não sinto mais nada.

    Gostar

  51. Já perdi até a conta de quanto tempo sofro com problemas de estômago (gastrite, esofagite, hérnia de hiato, gases, enfastio e dores horríveis que me provocam muito mal-estar).

    Sempre medicada já tomei quase todos os “zol” (omeprazol, lanzoprazol, pantoprazol e há pouco tempo um tal de nexium (por sinal bastante caro) e há duas semanas estou péssima, mesmo tomando omeprazol.

    E, nesta semana ouvi falar novamente no suco de couve, cuja receita que me deram é com hortelã, por isso hoje já tomei e pretendo continuar para ver o que vai dar, confesso q senti um certo alívio.

    Voltarei daqui uns 8 dias para contar meu resultado.

    Fiquem com Deus, e melhoras a todos!

    Gostar

    • Divina

      Tomo muitas vezes o sumo de couve quando estou com crises e resulta.
      O meu médico disse-me para evitar mentol e por conseguinte hortelã porque tende a relaxar o esfincter do hiato fazendo com que o estômago se projecte mais para cima.

      As melhoras

      Gostar

  52. Olá pessoal,

    Eu tenho refluxo e gastrite crônica moderada. A válvula que restringe a passagem do ácido do estômago para o esofago esta incompetente. Tomo pantoprazol há 20 dias e não vejo efeito. Sinto várias dores no estomago e na região do torax,chega ate ser insuportáveis. Será que o suco do couve pode me ajudar? Por favor, responda-me.

    Um abraço.

    Gostar

    • Olá, Raimar… Pode tomar o suco de couve sem restrições. Eu tomei e fui curada da gastrite e refluxo.
      Todos os dias bata no liquidificador, um copo de água filtrada com uma folha de couve (qualquer tipo) e tome em seguida, mas em jejum, coado ou não.
      Espere uns 15 minutos para tomar o café da manhã.
      Faça isso no mínimo 7 dias (uma semana), e se quiser pode prorrogar o tempo.
      Você vai se sentir muito bem.
      Veja as propriedades da couve que escrevi acima e também todos os depoimentos das pessoas ligadas neste site.
      Grande abraço e muita saúde pra você!

      Gostar

      • Há 3 meses, faço uso do suco de couve, não por ser portadora de alguma doença, mas, por ouvir uma nutricionista afirmar que o suco de couve é mais benéfico do que um copo de leite, por conter manganês e cálcio. Gosto de tomar café com leite, de manhã e à noite, e às 10:00, tomo o suco de couve.
        Gostaria de saber a opinião de um conhecedor do assunto,pois pra mim, está sendo ótimo p/ o funcionamento de meu intestino.Mas, faço uso de 2 copos de água,em jejum,(15 min. antes), 4 ameixas ,mamão, e ainda farinha de linhaça torrada ,no café com leite e 2 fatias de pão integral com queijo frescal.
        Minha idade é 67 anos, peso 52 kg.e minha altura é 1.53.Minha saude é ótima, graças a Deus! (Apenas, intestino preso), Agradeço, a quem puder me orientar.Por favor, responda-me.Devo continuar com o suco de couve? Obrigada.

        Gostar

  53. Olha,pessoal,meu marido estava com gastrite leve,e eu procurando os benefícios do couve achei aqui a cura para a gastrite dele.Ele começou a tomar o suco do couve conforme as pessoas daqui ensinaram e na mesma semana ele já não sentia mais os incômodos das dores,hoje,com mais ou menos 2 meses,ele toma o suco porque já se acostumou,mas já não tem mais a doença.Obrigada à todos que postaram aqui,pois seus depoimentos são muito importantes pra todos q precisam,inclusive ao meu marido.obrigada pessoal mesmo,de coração,viu!Deus abençoe à todos vcs.

    Gostar

  54. Saude para todos, ja perdi a conta do tempo em que venho sofrendo do estomago por causa do H.pylori, e ja nao tomo medicamentos porque nada fazem para me sentir melhor!

    Fui aconselhado para tentar medicina alternativa como batito de couve, gingibre e alho, alguem ja alguma vez tentou esta receita?

    Por favor de o seu parcer por email.

    Obrigado e melhoras a Todos.

    Gostar

  55. couve e realmente muito bom, antes eu tinha gastrite cronica
    com tomei couve e espinheira santa hoje tenho gastrite
    moderada, ja melhoreu, nao me lembro por quanto tempo tomei
    Lazareno de Oliveira

    Gostar

  56. Olá pessoal.
    Vi as informações sobre os benefícios da couve neste site e gostaria de saber se ele faz bem para quem tem problemas graves de fígado. Gostaria de receber informações, também, sobre outros alimentos e plantas naturais que possam minimizar esse quadro.

    Gostar

  57. Amigos,

    Achei algo muito importante na minha pesquisa, e ja estou utilisando e estou me sentindo bem melhor veja abaixo!!

    O Gengibre tem um alto poder bacterecida e se usado crú por pelo menos 30 dias pode curar úlceras e gastrite, eliminando a bactéria causadora que é a Helicobacter pylori. Para consumir, moer a raiz do gengibre e misturar mel, adoçante ou alguma outra forma para deixa-lo menos picante. Muito usado para tempero.
    O chá de é feito com a raiz picada em pedaços e fervido. É usado no tratamento de gripes, tosse, dor de cabeça e cura até ressaca.
    O Óleo de gengibre é usado em massagens para aliviar dores nas articulaçãoes e dores de coluna.
    Receita de chá de gengibre para tratar resfriados, gripe e garganta: ingredientes:
    • 3 copos de água
    • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
    • 2 colheres (sopa) de mel
    • 2 colheres (sopa) de suco que pode ser de laranja ou limão
    • Algumas folhs de hortelã cortadas
    Como preparar: Ferva a água junto com o gengribre pelo menos por 5 minutos. Adicione o mel e mexa bem para dissolver e por último vai o suco e a hortelã. Sirva quente.

    Gostar

    • Boa Tarde,

      Pela sua experiência, diga-me se, de facto, resultou? Eu tb tenho essa bactéria e ando bastante preocupada. Não queria tomar os antibióticos.

      Obrigada

      Gostar

  58. Tambem gostaria de perguntar os amigos e amigas que foram diagnosticados com essa bacteria quais os sintomas que voces tem sentido por favor me respondam por que eu senti dores abdominas, prisao de ventre e diarreia dor de cabeca muitos gazes etc, por favor me respondam e muita saude para todos abcs..

    Gostar

  59. Ola pessoal saude para todos, eu tambem estou sentindo dores no estomago como uma gastrite a varios meses fui ao medico e ele me receitou tres antibioticos para serem tomados juntos pois me disse que tenho a tal baquiteria (pilory) achei ese site e vou comecar agora mesmo a tomar o suco da colve pois esses antibioticos sao horriveis e creio que melhora um problema e ocasionam outros nelhora para todos Deus nos abencoe!!

    Gostar

    • verdade esses remedios ao orivel msm estou tomando quero ver o resultado nao sei se posso tomar o remedio e o msm tempo tomar o sumo da cou8ve

      Gostar

  60. Boa tarde!
    Parabéns pelo site!!!
    Suco de couve com limão em jejum emagrece?Quais são realmente as indicações de tratamento com couve? Tem efeito colateral se tomado durante muito tempo?
    Por favor gostaria de receber resposta no meu e-mail.
    Grata,
    Sol Bandeira

    Gostar

  61. ola eu dou a joana e nao gosto nd de couve mas tenho que comer porque fazes bem a minha doença e a td mas a couve nao e muito bom mas eu tenhon que comer td

    Gostar

    • Fazes bem Joana. Bebe o suminho da couve durante uns dias e vais ver que não é assim tão mau e te sentes melhor. Junta um pouco de água. Não custa nada.
      As melhoras.

      Gostar

  62. com leite deve se tomar durante 30dias ou mais gastrite e para ulcera até ela melhorar ,o leite inibe a absoção de ferro , então para o estomago deve ser com leite .
    Para anemia deve ser puro durante 15 dias ,dai vá acompanhando pr axames e veja se melhoro não é bom tomar durante muito tempo pois muito ferro no organismo pode trazer problemas.
    RECEITA:
    para anemia
    1 folha de couve um copo de agua tomar em jejum
    para o estomago
    1 folha de couve um copo de leite tomar em jejum

    OBS:Para anemia é bom apos uns 30 minutos de vc ter tomado o suco de couve é muito bom tomar um suco rico em vitamina c que ajuda a absorver o ferro ,e evitar café e leite ou coisas ricas em calcio

    Gostar

  63. Olá

    Buscando informações sobre os benefícios da couve, cheguei até esse site. Encontrei muitas sugestões para tratamento do problema de gastrite, mas o que mais gostei foi da boa vontade das pessoas em passar as informações e desejarem o melhor para os outros. Isso é tão importante, ver que as pessoas ainda se preocupam umas com as outras e procuram ajudar. Que Deus abençoe cada um que aqui passou e ainda vai passar, principalmente com muita saúde, pois saúde é tudo, o resto a gente tira de letra.Fiquem todos na paz!
    Lorraine cristina

    Gostar

  64. Eu tomava saião com leite toda manhã e estava muito melhor, então levei meus exames para a médica eo resultado é q eu tenho gastrite crônica leve, daí ela receitou o helicopac, só q qdo eu comecei a tomá-lo todos os sintomas da gastrite voltaram, eu axo q vou parar de tomá-lo e vou tomar a couve tbm!!!!

    Gostar

  65. Tenho refluxo e tomo todos os dias omeprazol de 10 mg.Srá qua alguém me pode responder si se pode tomar por tempo indeterminado o Omeprazol? Obrigado a todos

    francisco Javier Pla Puig

    Gostar

    • Francisco, também tenho refluxo e o meu médico quando me receitou omeprazol disse-me para eu tomar para sempre porque iria ter essa necessidade. A primeira vez que tomei, quando fiquei sem dor, parei. Passado algum tempo a dor voltou e voltei a tomar mas, a dor continuou e foi aí que optei pelo sumo de couve durante uns 4 dias e realmente senti logo melhoras até que a dor desapareceu.
      Se tiveres hipoteses de fazer o sumo de couve experimenta.
      As tuas melhoras

      Gostar

    • Olá Gerson
      Eu já experimentei o sumo de couve para dores de estômago, obtive bons resultados e o processo deve ser idêntico.
      Usava a couve galega (aquela com que se faz o caldo verde), mas outra qualquer deve dar.
      Tomava o sumo em jejum, mas pode-se também tomar antes das principais refeições.
      Lavava muito bem as couves e colocava-as no liquidificador até fazer o equivalente a dois dedos de sumo. Bebia assim ou adicionava um pouco de água.
      Pesquisa mais atrás porque há comentários acerca desse assunto.
      As melhoras

      Gostar

  66. gostaria de saber ql é o benficio da couve em relação a HEMORROIDAS? e como devo beber o suco da couve para tal enfermidade??

    Gostar

  67. Olá Dorival Curvello. Sei do caso de um senhor que tem Parkinson e já estava bastante apanhado quando começou a tomar Pólen de abelha (é um granulado que se vende nas lojas de produtos naturais).
    Todos os dias come o equivalente a uma colher de chá com mel ao pequeno almoço (mas também pode ser ingerido simples ou com iogurte ou sumo, ou leite…)
    O que é certo é que o Sr começou a melhorar e hoje faz a sua vida normal sem quaisquer simtomas. Foi ao médico e este disse-lhe que continuasse a comer o Pólen de abelhas, pois os sintomas desapareceram.
    Se quiser pode-se começar só com um pouquinho e ir aumentando a dose até 1 a 2 colheres de chás por dia. Não custa tentar.
    Espero que obtenha bons resultados.

    Gostar

  68. Gostaria de saber se a couve possui algum valor medicinal
    sobre o Mal de Parkinson e depressão.
    Obrigado pela atenção.
    Dorival Curvello

    Gostar

    • PROPRIEDADES DA COUVE

      As couves, devido ao seu alto e valioso valor nutricional são um dos principais legumes utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade. Julga-se mesmo que na antiguidade em algumas civilizações as couves eram utilizadas somente com o fim medicinal e não gastronómico.Nas antigas civilizações da Grécia e Roma costumava-se comer couve antes de uma refeição farta, ou simplesmente para prevenir doenças do estômago ou uma indisposição.
      Estudos e investigação nesta área têm revelado que a utilização das couves para a cura e prevenção de certas enfermidades é realmente eficaz devido à sua composição nutricional e por ser um anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural.
      Nos dias de hoje a couve ainda é utilizada com alguma regularidade nas seguintes situações:
      – Evitar ressacas (deve-se consumir couve com vinagre antes de se ingerir álcool, alguns países inclusive utilizam a couve como aperitivo em bares.);
      – Aliviar a prisão de ventre (para aliviar a prisão de ventre deve-se consumir pratos com couve cozida.);
      – Evitar má disposição (deve-se consumir algumas folhas de couve crua ou cozida antes de uma refeição pesada.);
      – Curar e aliviar a dor de úlceras gástricas (a receita tradicional para as úlceras é a de 1L de sumo de couve durante 8 dias. Contudo esta prática não deve ultrapassar os 8 dias, nem deve ser mais de um litro pois este sumo pode inibir o organismo de absorver o ferro e consequentemente criar uma anemia.)
      – Cortes e feridas (para uma cicatrização rápida deverá aplicar-se uma folha de couve fresca sobre a ferida.);
      – Dores, inchaço e feridas no peito devido à amamentação (em caso de uma amamentação dolorosa, para aliviar a dor e o inchaço, deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas e aplicar sobre a zona afectada.);
      – Prevenir e curar constipações e gripes (a couve é por excelência uma fonte de vitamina C, contudo para prevenir gripes e constipações tem que ser consumida crua pois ao ser cozinhada perde quase metade da grande quantidade de vitamina C que possui).

      Gostar

  69. Tenho 19 anos, mas meu primeiro problema com gastrite iniciou-se desde cedo aos 10, porque comia muita besteira. De lá pra cá tive mais alguns problemas com gastrite e esofagite também, mas sempre fazia o tratamento com medicações (omeprazol, hidróxido de alumínium e cloridrato de ranitidina), todos foram eficazes, mas fui informado que os mesmos e outros quaisquer medicamentos para tratamento do estômago causam prisão do intestino. Comigo aconteceu apenas com o uso do omeprazol, recentemente 5 dias atrás pra ser exato, as dores no estômago voltaram por meu próprio descuido, fui no médico ao terceiro dia e ele me recomendou novamente o hidróxido de alumínium. Tomei apenas três vezes e o substituí pelo suco de couve, e agora no quinto dia já não sinto mais nada. Vou continuar a tomar por uns dias e depois vou alternar em duas ou três vezes por semana no máximo, porque ouvi dizer que a couve impede o organismo de absorver ferro, e por isso pode causar anemia, mas constatei pessoalmente que a couve age rápido e eficaz sobre males encontrados no estômago. Pesquisem na internet sobre ervas medicinais também, ouvi dizer que a espinheira santa é ótima para o estômago.

    Fico grato às dicas e recomendações de todos.
    Lhes desejo melhoras porque ninguém gosta de sentir dores.

    Acredito que estou curado, mas, de agora em diante, vou cuidar para que não volte, e recomendo o mesmo para vocês, não relaxem após a cura!!!

    Boa sorte.

    Gostar

    • Fico muito confusa e se alguém puder me ajudar agradeceria muito. Leio que aconselham tomar suco de couve semana sim, semana não, porque pode prejudicar a absorvicao do ferro, mas leio ,também ,que. suco de couve e ótimo para anemia, alguém pode me tirar dessa dúvida. Estou anêmica e tomo ferro, mas, também tenho gastrite e refluxo esofágico . Posso ou não posso o suco de couve, desde já, agradeço muito… Saúde para todos!

      Gostar

  70. A couve também é bom para o tratamento de psoríase.
    Bata no liquidificador uma folhe de couve junto com guaraná (refrigerante mesmo) ou suco de laranja. Tome em jejum.
    :)

    Gostar

  71. Raquel você é uma de mulher de fibra e atitude, gostei do seu depoimento é assim mesmo que se fala, fiquei convencido!

    Gostar

  72. oi tenho gastrite há 5 anos e gostaria de saber se o suco de couve serve mesmo.para esse meu probleme.por favor me responda
    não aguento mais viver asin
    sinto-me muito mal.

    Gostar

  73. tive gastrite arozima nervoza .alimentando do suco da couve com leite duas vezes ao dia antes das refeicões é delicioso e cura fiquei sarada

    Gostar

  74. Li todas as perguntas e respostas e quero deixar aqui uma ajuda.
    Eu estava com problemas de azia e queimação no estomago. Fiz endoscopia e foi constatado gastrite e esofagite. O médico receitou-me Omeprazol 20 mg todos os dias em jejum e Bromoprida às refeições diárias.
    Tive melhoras, mas acontece que sempre a azia voltava quando comia certos alimentos como derivados do milho e frituras.
    Depois que soube do suco da couve, comecei a tomá-lo todos os dias pela manhã, em jejum.
    Bato uma folha de couve com 1 copo (tamanho requeijão) de água, coo na peneira e tomo em seguida.
    Já faz mais de uma semana que venho tomando o suco e consegui ótimos resultados. Não tenho mais dores no estomago nem azia.
    Um fato interessante é que contraí por esses dias uma gripe, mas não tive febre nem dor de cabeça nem de garganta. O que tive foi uma tosse que não era seca. Acho, até, que foi a couve que ajudou a expectorar o peito. Ela é muito rica em vitamina C.
    Então quem tiver problemas estomacais, pode começar a tomar o suco.
    Não tem contra indicação. E se não fizer bem a você, mal também não fará.Lembre-se que a persistência é o que vale.
    E deixem de frescura!
    Tomem o suco somente com água e couve. Nada de adicionar frutas nem açúcar. O gosto do suco de couve não é ruim.
    Tome o suco em jejum e aguarde uns 15 minutos para tomar o café da manhã.
    Valeu pra mim, valerá para você também.
    Abraço carinhoso.
    Raquel.

    Gostar

    • Corretissimo Raquel,

      tenho usado o suco pela manhã em jejum, batido no liquidificador com água, apenas como preventivo pois tenho asma e vez em quando azia.O bem estar proporcionado pelo couve é fantastico.
      Parabéns a todos que como a Raquel tratam com seriedade o assunto.

      Celso

      Gostar

  75. Para problemas no estomago o suco de couve é excelente, e se colocarmos o suco de uma batatinha (batida no liquidificador e coada)a cicatrização é certa e o alívio das dores imediata.

    Gostar

  76. eu tinha muitas dores de estomago foi constatado h piloris fiz o tratamento com remedios de farmacia mas dai alguns tempos voltaram as dores, eu por conta propira tomei suco de couve com limão todas as manhãs com acucar ou mel,tomei por setre dias e parei. em seguida comecei a tomar pau amargo, eu pego uma lasca de pau amargo coloco numa garrafinha na geladeira e tomo alguns goles antes das refeições ou sempre que lembro. foi um santo remedio nunca mais senti dores. as vezes tomo 10 dias paro uma semana depois continuo. estou curada. graças a deus

    Gostar

  77. Olá, meu nome é Max e curei uma gastrite nervosa apenas com o suco da couve, e, o que realmente traz os efeitos benéficos e tão desejados, nunca se esqueçam, é principalmente a “constância” e não tanto as quantidades.

    Minha gastrite foi curada apenas com o suco de uma única folha de couve (crua) por dia batida em um copo de água, fiz isso durante 7 dias. Tomado em jejum logo após acordar. O único inconveniente é que você irá se lembrar do gosto da couve crua durante o dia.

    Hoje ainda tomo o suco da couve (como prevenção) uma ou duas vezes por semana mas agora associado a alguma fruta, como laranja, abacaxi ou qualquer outra.

    Abraços e SAÚDE a todos!

    Gostar

  78. Sementes esmagadas dentro de um vidro com Biotonico Fontoura cura, mesmo , artrite reumaática. Também sofro se refluxo, o que me faz me alimentar com cuidado e demoradamente; por isso evito em comer com outras pessoas, isso me deprime. Por favor, digam-me se há cura e qual ela é. Outro favor: responder pelo meu e-mai, pelo que desde já muito agradeço.

    Gostar

  79. eu sinto muitas dores no estomago, a pouco tempo fiz endoscopia e foi diagnosticado gastrite (esta em fase inicial) eu gostaria de saber se o suco de couve que não pode ultrapassar de 1 litro e nem de oito dias pode ser com leite de soja ou tem que ser puro?

    Gostar

  80. Estou com uma infecção de urina muito forte ja tomei norfloxacino agora estou tomando ciprofloxacino e nada de melhorar tem algo bom pra que eu posa melhorar

    Gostar

  81. eu gostaria de saber se o suco de couve é bom p/ emagrecer eu ouvi falar que se bater 5 folhas de couve e 1/2 de leite é bom p/ emagrecer por favor tire minha duvida

    Gostar

  82. – Quero saber quantas vezes por semana posso tomar suco de abacaxi com maça e couve ? (coloco na centrifuga 01 maça, 02 rodelas de abacaxi com casca e 02 folhas de couve)

    Deise

    Gostar

  83. Tive uma gastrite muito aguda a ponto de ser internado por duas vezes com fortes dores… Fiz tratamento alopático e não deu resultado. Foi então que um colega me ensinou que o suco da folha de couve era bom. Então passei a tomar um copo pela manhã antes do café e outro antes de dormir, neste período evitei bebidas alcóolicas e cigarros, gorduras e frutas ácidas, fiz o tratamento durante um mês. Já faz 16 anos que não sinto mais nada no estômago, a minha gastrite foi curada…

    Gostar

  84. bom dia a todos li todos as perguntas postadas aqui e vou simplificar ,bom tenho 44 anos moro no rio de janeiro ,a 5 meses parei de fumar e logo me apareceu um problema no estomago,sintomas.meu fraquesa,estomacal , coraçao desparando e palpitando,presao antes caia agora sobe,um mau estar,uma queimaçao na boca do estomago e parace ter uma firida ou um buraco,nao sinto dor ,bom fui ao medico e nada de marca uma indoscopia,estou tentando me passarao um remedio tal omeprazol20gm,tomar um a cada dia em jejum manha,ja tomei 60comprimidos em 50 dias tive uma melhora relativa ,mais na real estou melhorando um uma erva que se chama gervao roxo tenho aqui em casa,vamos ao preparo peque 20gm de folhas de gervao roxo,ou 40 folhas do mesmo ,capim limao ou camomila leve ao fogo ate ferve 10 minutos depois apaque e deixa com a tampa por mais 10 minutos ,depois de frio coloque na geladeira e beba umas 3 ou 4 feses por dia,tive uma melhora em 70% do meu caso nao sinto mais as fraquesas no estomago e estou melhorando pelo meu propio diagnostico so nao parei com o meprazol ele tambem ajuda, va a um medico o mais rapido se consulte pois tambem ajuda mais algumas ervas sao otimas para estomago como a propia cove suco ok obrigado

    Gostar

    • Oi Alberto,
      Não sei se você já sarou dos seus problemas estomacais, mas sei que muitas pessoas leem aqui as dicas, então, o que eu tenho a dizer a todos que participam deste forum, é tomarem precaução quanto as misturas de ervas, principalmente com os chás.
      Dr. Drausio Varela já particupou no Fantástico falando dos perigos dos chás.
      Aqui falamos da COUVE e seus efeitos medicinais, porque como todo medicamento homeopático (natural) se não fizer bem, mal também não faz.
      Aqui falamos exclusivamente da COUVE, como preventiva e curativa no tratamento das doenças estomacais como úlceras e gastrites, que ainda têm cura, mas ela também combate outras infecções do organismo, tanto interna quanto externa.
      E sendo a COUVE uma das hortaliças mais usadas na culinária, desde a antiguidade, ela é muito apreciada e, está presente em todas as hortas e jardins.
      Quem tem um quintal em casa, por menor que seja, logo dá um jeito de plantar um pé de couve, porque não ocupa espaço nenhum; um pé de couve chega a alcançar mais de um metro de altura, se for colocada uma estaca de madeira para sustentar seu peso. O pé cresce mesmo.
      A COUVE está sendo tão apreciada em forma de suco natural, que as pessoas a estão cultivando, até mesmo, em vasos decorativos, quando não há espaço externo, como nos apartamentos.
      Portanto, além de ser uma verdura degustada por prazer, ela é um excelente coadjuvante no combate às enfermidades infecciosas, pois é rica em vitamina “C” e por isso tem apresentado efeitos de cura na maioria das infecções, tanto interna quanto externa do corpo humano.
      A úlcera é uma infecção do estômago que, se não tratada, vira câncer, e começa por uma simples gastrite (quase todo munto tem), e quem consome bebidas alcoólicas, fuma e gosta de petiscos ou frituras sofrem muito desse mal.
      Tome suco de COUVE todos os dias em jejum, pela manhã, mas bata apenas COUVE COM ÁGUA, não coloque mais nada. Coe e tome. Não é ruim, é quase sem sabor. Ela tem vitamina C suficiente para combater a úlcera péptica e qualquer outra infecção.

      Abraço, Raquel.

      Gostar

  85. TENHO ESOFAGITE CRONICA E GOSTARIA DE SABER COMO A COUVE PODERÁ ME AJUDAR E COMO TOMA´-LA MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA

    Gostar

  86. pESSOAL
    Estou enfrentando um acrise se gastrite ha 10 dias, sentindo muita dor e vömitos durante o dia e por volta de 00:00
    hs em diante uma melhora. Tomei injecao para enjöo, para dor, e todos os cuidados que deve-se tomar mas nada adianta, estou sofrendo muito.
    MInha máe hoje veio me visitar e disseme que sua avó (sua máe)teve úlcera, seu estÖmago apresentava várias feridas e marcou uma cirurgia. Desde este dia at[e o dia de fazer os exames pré cirgicos minha avó tomou em jejum (TODOS OS DIAS) o sumo da couve.Quando voltou para fazer os exames antes da cirurgia, o médico náo encontrou mais nem as marcas sa ferida. MInha avó at[e morrer, se tratou co couve e saiáo.
    Agora, depois de mais um dia sem me alimentar, sentei aqui para pesquisar sobre isso e amanhá mesmo começarei a tomar assim que meu estömago aceitar.BOA SORTE a todos tambem!

    Gostar

    • oi,já sofri muito com gastrite pois tenho gastrite nervosa,quando ataca penso que vou morrer,é horrivel,já tomei varios remedios e nada adianta,vou começar hoje mesmo a tomar a couve,espero sinceramente que dé algum resultado rs!pq nao aguento mais essa situação,obrigada pela ajuda!!!!!!!!!!!!!

      Gostar

    • Sou mais uma pessoa que sofre com essa dor insuportável. Tive três crises muito forte onde tive que ir em todas elas para o pronto socorro próximo de casa. Encontrei em vários lugares na internet sobre esse tratamento caseiro utilizando a couve que resolvi seguir hoje. Tenho consulta marcada para próxima semana e peço a Deus que não seja nada grave. Mas gostei da dica e vou segui-la rigorosamente.
      Achei melhor beber o suco da couve somente com água, apesar do gosto não ser muito bom, não é um dos piores. Minha última crise foi a noite (como é comum pelo que eu tenho pesquisado), no último domingo. Venho postar o resultado no decorrer da semana. Abraços a todos e obrigado pelas dicas.

      Gostar

  87. FÁTIMA ME DESCULPE KKK… EU TO DIAGNOSTICADA COM REFLUXO TIVE Q TIRAR A MAIORIA DOS LATICINIOS E INCLUSIVE O LEITE.. COMO QUE VC COM ESTE PROBLEMA MISTURA COUVE COM LEITE??? COUVE TEM QUE SER TOMADA COM FRUTAS AMORE, LEITE COM COUVE ACHO Q DEVE FICAR INTRAGÁVEL.. É A MINHA OPINIÃO… EU MISTURO COUVE COM MORANGO, OUTROS DIAS COM GOIABA Q TIRA BEM MAIS O GOSTO DA COUVE, COM UVAS E MAÇA SÓ INTERCALANDO.. AGORA COM LEITE ACHO LOUCURA.. BJS

    Gostar

  88. Tenho uma leve gastrite me ensinaram tomar suco da folha da couve com limão enjejum, já comecei sera que dá resultado? O suco é uma delicia , se possivél gostaria de receber mais informações. Obg.

    Gostar

  89. suco de couve com limão é uma delicia,faço uso normal com qualquer outro suco.no almoço,no lanche,meus filhos adoram suco verde.

    Gostar

  90. nos bebemos muito….e nao temos problemas no figado .,
    pois a couve .e um santo remedio…
    mas bebemos socialmente…(porem) todos dias..
    muitas festas…
    modernos
    chics.
    badalados.
    famosos
    adoramos aviao

    Gostar

  91. Fátima, meu médico me disse que a couve tem vitamina “U”, super importante para a saúde. E que tomar o suco da couve com água ou leite é benéfico. Só não sei se pode ser ingerido todos os dias.

    Cláudia.

    Gostar

    • boa tarde eu tomo suco de couve+salsa+gengibre todos os dias em jejum ha mais ou menos 4anos todos os dias sem falhar e otimo para o estomago

      Gostar

  92. Finalmente, a couve serve ou não serve para o estomago? Continuo na dúvida. Sofre terrivelmente de refluxo e comecei agora tomar suco da folha com leite em jejum. Será que vai me ajudar? Posso tomar ilimitadamente?Por favor me respondam pois os remedios convencionais de nada me ajudam mais.

    Grta,

    Gostar

    • SUCO DE COUVE CURA GASTRITE E ÚLCERAS PÉPTICAS

      Realmente, a couve é um tratamento excelente e eficaz para a cura dos males do estomago. E provo.
      Uma de minhas amigas estava com cirurgia de úlcera marcada pelos médicos e por indicação começou a tomar suco de couve em jejum, pela manhã todos os dias.Logo na primeira semana ela já começou sentir alívio dos sintomas(quem tem úlcera sente dores horríveis no estômago), mas continuou tomando mais duas semanas. Marcou retorno ao seu médico gastroenterologista, este pediu-lhe novos exames e ela já estava curada, não precisou fazer a cirurgia. Seu médico ficou surpreso e não descartou a hipótese de ela ter sido curada da úlcera pelos benefícios da couve.
      A COUVE CURA TODOS OS MALES DO ESTÔMAGO, mas seu suco deve ser tomado sem exagêro.
      TOME APENAS UM COPO EM JEJUM, ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ.
      Nada mais além do que isso, pois se ela é rica em vitamina “C”, tem as propriedades para cicatrização, e neste caso acima citado, a úlcera nada mais é do que uma lesão na mucosa estomacal que pode virar um câncer se não tratado a tempo.
      Quem tem gastrite, deve prevenir-se contra o desenvolvimento de uma úlcera péptica tomando suco de couve todas as manhãs em jejum.Não misture outras coisas, apenas a couve.

      RECEITA DO SUCO DE COUVE PARA CURAR GASTRITE E ÚLCERAS:
      BATA TRÊS FOLHAS PEQUENAS OU UMA GRANDE COM MEIO LITRO DE ÁGUA.
      COE EM UMA PENEIRA E TOME APENAS UM COPO DO LÍQUIDO.
      NÃO MISTURE MAIS NADA.
      SÓ A COUVE É O SUFICIENTE.
      NÃO É GOSTOSO MAS TAMBÉM NÃO É RUIM. É SUPORTÁVEL.
      ESPERO TER AJUDADO.
      RAQUEL.

      Gostar

      • Boa Tarde,

        Uma questão, tenho a bactéria pylori. Já comecei a tomar o suco de couve todas as manhãs. Durante quanto tempo devo tomar?
        Obrigada.

        Gostar

    • Estou tomando suco de couve a mais ou menos duas semanas , para refluxo e muita dor de estomago, fiz tratamento para h pilorory ,mas não senti melhora, mas estou confiante no suco de couve. Só que não sei quanto tempo devo fazer este tratamento. Por favor se alguém sabe responda. obrigada.

      Gostar

  93. Iniciei uma dieta com suco verde que vi numa reportagem=
    couve + cenoura+ maça+ pepino + quinua (deixada de molho 2 colheres sopa de véspera)+ meio copo de água TUDO batido no liquidificador, depois “peneirado” em um saco de voal (ou outro pano muito fino).
    Fazem cinco dias que tomo logo pela manhã_ substitui o café da manhã.
    Ja venho sentindo diferenças na minha disposição, na minha gastrite e tenho eliminado bastante líquido. É ótimo+ bom para divulgar
    Grata

    Gostar

  94. Anonimo, quase todas as verduras são importantes para a saúde por isso pense antes na região em que se encontra, clima e época do ano. Eu na hortinha cá de casa para além das árvores de fruto e ervas, tenho tomates, couves e alface. Já experimentei plantar outras coisas como espinafres por exemplo e as tentativas não foram bem sucedidas. Veja que vegetais acha que se adaptariam melhor às condições nos quais os pretende plantar.

    Gostar

  95. Joana, a couve pode ajudar a fortalecer mas não sozinha. Deve ter uma dieta regrada e com o propósito de fortalecer o sistema (pode encontrar inúmeras páginas online com dietas de fortalecimento do sistema ou se quiser algo mais eficaz e feito à sua medida/metabolismo consulte um nutricionista na sua área). Já agora fiz uma breve pesquisa sobre os tratamentos naturais para o hpv, porque sempre pensei que era uma doença cronica, encontrei a Thuya. Não sei se conhece, provavelmente sim, eu não conhecia. Qualquer das formas aqui fica uma ligação que talvez lhe possa interessar http://www.artedecurar.com.br/ginecologica.asp.htm

    As melhoras e que tudo corra bem.

    Gostar

  96. tenho uma hortinha e adoro plantar verduras e comê-las também já tenho vários canteirinhos gostaria de saber quais as verduras mais importantes para a saúde cultivar.

    Gostar

  97. A couve tem muitas vitaminas e importantes ativos benéficos à saúde, cura infermidades e alivia dores, entre outras coisas.
    Gostaria de saber se pode ser bom para mim que tenho HPV, já não tenho mais lesões, cauterizei todas no médico ginecologista. Mas para que não apareçam de novo preciso fortalecer meu sistema imunológico. Devido aos princípio do couve, ele pode me ajudar a fortalecer meu sistema imunológico?
    Agradeço desde já
    Joana

    Gostar

  98. Para a expectoração a mesinha recomendada é leite fervido com alho.
    Ferva meio litro de leite com 3 dentes de alho.
    Esta mesinha costuma até ser recomendado a doentes com doença crónica e por médicos de medicina convencional.
    Espero que o ajude a melhorar.

    Gostar

  99. Boa tarde, á uma semana que estou assim, ja fui ao médico e receito-me zitromicina (anti-biotico), jabasulide para a garganta que estava inflamada (mas já está boa) e benflux para a especturação. Tomei o anti-biótico durante 3 dias, o jabasolide durante 5 dias e o benflux ainda estou a tomar porque não à meio de passar a especturação (só me tinham receitado para tomar 3 dias)! Tenho me alimentado bem, com muitas verduras e fruta, e como não veijo outra solução agora recorri as mesinhas caseiras (chá com mel e limão)!! Se me pudessem ajudar ao darem alguma recomendação agradecia.

    Agradecido pela atenção,

    Vitor Martins.

    Gostar

    • GENTE,ESQUEÇAM DE REMÉDIOS DE FARMÁCIA.TOMEM CHÁS ESTÁ NA NATUREZA A CURA PARA TODOS OS MALES.É SÓ FAZER USO E ACREDITAR.PASSEI POR UMA CIRURGIA NEOROLÓGICA PARALISEI UM LADO,TIVE DERRAME FACIAL TOMEI UM CHÁ DE CAFÉ BEIRÃO E ESTOU NORMAL.OS CHÁS FUNCIONAM,SOU ADÉPTA A ELES…

      Gostar

  100. Estou com H.pilori e queria saber a receita do suco da couve. E qual é a couve, se é a branquinha ou a verde.

    Gostar

  101. Tudo muito bom
    Mas gostaria de saber dos efeitos colaterais do suco de couve pois tomei e me senti mal.

    Atenciosamente

    Beto

    Gostar

  102. Eu tenho ulcera gastrica (h.pilore), e ja fiz dois tratamentos com remedios no comeco parecia que estava resolvido mais tarde a ulcera voltava. Fiquei sabendo pela minha mae que minha Tia se curou da mesma coisa, ela tinha o H.pilore tambem e foi tomando o suco da couve em jejum pela manha.
    Eu gostaria de saber como tomar o suco da couve, quantas vezes ao dia preciso tomar o suco e se e diluido em agua ou puro. Gostaria de receber mais informacoes

    Gostar

  103. Tenho um bebê de 2 anos e dois meses que toma vitamina de banana, maçã, couve e beterraba todos os dias pela manhã, receitado pelo homeopata; mas fiquei sabendo que não é bom o uso diario da couve , podendo dar problema no fígado(?). Por favor, busco orientação.E qto à beterraba?Posso colocar todos os dias?
    Grata,
    Andréa

    Gostar

  104. Olá !
    Alem do suco de couve, experimente chá de espinheira santa após as refeições. Auxilia no aliviar a sensação de enjoo e incomodo que a bactéria proporciona. Tem dado excelente resultado comigo.
    Um abraço.

    Gostar

    • Amigas,já tive gstrite estou curada graças a um chá de uma folha chamada tanssagem ela é antiinflamatório,sicatrizante cura da enchaqueca,ferimentos na pele,acidez no fígado e muitos outros.Vc encontra em farmácias naturalistas…

      Gostar

    • Para gastrite e usera coloque no liquidificador
      1Litro de agua meio, maço de couve,ocaldo de 1 limão
      bate e tome sem coar

      tomar quando der sede

      Gostar

  105. Ola!
    Eu tenho ulcera gastrica (h.pilore), e ja fiz dois tratamentos com remedios no comeco parecia que estava resolvido mais tarde a ulcera voltava. Fiquei sabendo pela minha mae que minha Tia se curou da mesma coisa, ela tinha o H.pilore tambem e foi tomando o suco da couve em jejum pela manha.
    Eu gostaria de saber como tomar o suco da couve, quantas vezes ao dia preciso tomar o suco e se e diluido em agua ou puro. Gostaria de receber mais informacoes.

    Gostar

    • deve bater a couve om um pouco de agua e leite de soja sem açucar em jejum pelo menos 30 minutos antes de comer.

      Gostar

    • Boa noite,

      Estou tomando o suco da couve com agua a 1 semana meu estomago estava inchado e doia demais não conseguia nem andar, já tive grande melhora… a receita é simples 1 copo com agua, batido no liquidificador com 1 folha de couve em jejum…todos os dias pode coar se quiser, eu prefiro coado…Receita de vó

      Sirlei Oliveira V.Redonda RJ

      Gostar

  106. Suco de Couve.

    Gostaria de saber se ao ingerir suco da laranja, com trez laranjas – 10 folhas de hortelã,3 folhas de couve,60 ml de água gelada e açucar; tudo isto batido no liquidificador, que beneficio pode nos fazer, ou efeito colateral a longo prazo.
    Faz pouco que comecei a fazer uso deste suco.
    Costumo tomar um copo antes do almoço, e um copo ao longo do dia.
    Esta receita foi de minha autoria, descubri que fica muito gostoso.
    Se os estudos da medicina os ja conhecem, gostaria de receber informações a respeito.

    Gostar

  107. tenho gastrite leve, há varios anos tenho h.pilory. umas das minha medicas me informou ha mais ou menos 8 anos, que havia estudos serios na ulilização e eficacia da couve em elimina-la? como a sua materia não foi tão especifica, gostaria de saber se vc tem algo para me atualizar.

    Aguardo anciosamente pois não quero fazer o tratamento convencial, tão pouco continuar com a bacteria.

    Carla

    Gostar

    • Ola Carla,

      Eu consegui erradicar a bacteria H. Pylori, através de orientação com um gastroenterologista, ele me receitou um medicamento de farmácia (alopático) chamado Helicopac IBP do laboratório EMs , composto de comprimidos de lansoprazol, claritromicina e amoxicilina 30 mg + 500 mg + 1g , e após exames de snague e de fezes, ele constatou que a bactéria foi erradicada.
      Tomo todos os dias em jejum suco de couve , bato no liquidificador e bebo sem coar.
      Disse ao médico que tomo este suco de couve e ele disse-me que eu continuasse a tomar.

      Espero que tenha te ajudado

      Gostar

    • Olá, minha amiga escreva para a UNICamp e eles com certeza, dissertarão sobre esta nobre verdura. Realmente ela cura ulcera gástrica

      Gostar

  108. experimentei suco de couve antes das principais refeiçoes cura hemorroidias e previne ulceras aumenta a disposiçao fisica e mental. É necessario tomar no minimo meia hora antes das principais refeiçoes

    Gostar

    • É verdade.
      Notei que alguns dias depois de consumir suco de couve em jejum as hemorróidas desapareceram.
      É um santo remédio natural.

      Gostar

  109. Já pude comprovar que a utilizar couve é eficaaz na rápida cicatrização de feridas, mas gostava de acrescentar que não é suficiente colocar uma folha de couve fresca na ferida, devem fazer o mesmo que aconselham para aliviar dores e inchaço no peito.

    “deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas e aplicar sobre a zona afectada”

    Gostar

    • Geraldo Alexandre
      Olha, consumo todos os dias suco de couve, confeço que melhorei muito do estômago, não tenho tido mais azia! Quero saber se posso tomar o suco de couve todos os dias, mesmo porque eu tenho tomado todos os dias, quero saber se é prejudicial ao organismo, até porque eu me sinto muito bem, após tomar um copo de suco dessa extraordinária e maravilhosa hortaliça “COUVE”.
      Abraços!!! Um forte Ágape !! Obrigado !!!
      Lambari/ Sul de Minas, 11/03/2013

      Gostar

Deixa uma ideia!