MEDICINA NATURAL PARA CRIANÇAS E BEBÉS

Para todos que têm bebés e crianças pequenas, aqui ficam receitas e truques naturais que apesar de durante séculos terem passado de geração em geração hoje em dia estão esquecidos e são frequentemente substituídos por medicamentos químicos e manipulados.

Cólicas

Ferva uma cebola num litro de água durante 10 minutos. Escorra a água para um recipiente e reserve-a no frigorífico durante 2 semanas.
Comece por dar à criança uma colher de chá do chá de cebola. Porém para crianças maiores deverá dar uma dose maior, tudo depende do peso, da idade da criança e do seu organismo. Comece por doses pequenas e aumente-as se não verificar nenhum resultado, mas atenção não dê uma dose excessiva à criança, o máximo indicado são 3 colheres de chá. (Este chá também pode ser utilizado como calmante).

Insónias

Ferva num litro de água cerca de 4 ou 5 folhas de alface. Deixe a água reduzir um pouco até 3/5. Escorra a água e reserve-a no frigorífico. Uma colher de sopa será o suficiente para combater a insónia ou acalmar a criança.

Dentes

Quando começam a nascer os primeiros dentes, para aliviar as dores, esfregue nas gengivas uma pequena porção de paprika, uma grande dose poderá causar indisposição no bebé. O simples facto de massajar as gengivas já aliviará a dor durante algum tempo.

Pele seca
Ocasionalmente a pele dos bebés seca e necessita de loções, caso isto aconteça, utilize um pouco de azeite em vez de loção.

32 thoughts on “MEDICINA NATURAL PARA CRIANÇAS E BEBÉS

  1. depois que a criança começa a tomar o chá da folha de alface e aí quanto tempo começa fazer efeito leva um tempo o efeito é instantâneo

    Gostar

  2. Alguém poderia me explicar melhor esse chá de alface para acalmar criança ? Quero fazer para minha filha de 1 ano e 7 meses;

    Gostar

  3. Oii minha filha tem 10 meses e demora muito pra dormi só as 2 da manha meu marido falo para o pediatra q refeito um calmante de nome sintocalmy mais to com medo

    Gostar

  4. minha baby me deixa preocupada ate agora nem sinal dos primeiros dentinhos ela tem 10 meses e isso me preocupa muito ela se chama maria eduarda beijos

    Gostar

  5. Ola! Eu gostaria de saber se posso dar o cha d alface p meu bebe d 1mes e 10dias. Pois ja tentei com o funchobaby e nao funcionou!! E se poder dar o cha de alface qual a quantidade certa de dar para meu bebe?? Desde ja agradeço.. :)

    Gostar

  6. Nossa,é bem assim com a minha filha Anna Julia,ela tem muito problema para adormecer e quando adormece,não pode dar nem um ruidinho, que ela já desperta,já tentei de tudo :
    já tentei chá de camomila,
    chá matt leão adormecence
    chá pure derm (chá contra insonia infantil)
    entre outros ! nenhum resolveu,mais esse é um santo remédio adormecedor !!!

    Gostar

  7. Meu filho tem 2 meses e alguns dias, ele ainda acorda muito durante a noite e tem colicas frequentes, agora tambem descobrimos eque ele tem refluxo, começamos o tratamento e ele apresentou uma melhora no sono mais ainda assim tem dias que ele dorme muito pouco e acorda muito cedo, gostaria de saber que tipo de cha posso dar a ele tanto para colica quanto para o sosno.

    Gostar

  8. Ainn.. minha filha esta com 1 ano e 5 meses, tenho mto trabalho com insonia, tanto de dia como na noitee, ela nao dormee..!!
    Os medicos ja deram calmante mas ao inves de acalma ela fico super agitada..

    Esse cha de alfacee eh um santo remedio kk!!

    Gostar

  9. Obrigada por isso!
    Eu realmente precisava de uma fórmula natural para insônia
    Este foi realmente útil!
    obrigado novamente
    Desculpe o meu Português não é muito boa, podemos reais, mas eu não posso escrever

    -Giselle

    Gostar

  10. Acredito na aplicação da Medicina Natural em Crianças e Bebés e, inclusivamente utizei algumas dessas práticas com o meu filho e resultaram muito bem (clara de ovo em queimaduras, por exemplo.
    Acredito que as pessoas são cépticas face à Medicina Alternativa porque, infelizemnte, há muita contrainformação.

    Gostar

  11. Natália teremos isso em mente, até se quiser puderá indicar-nos onde procurar essa informação ou se tiver interesse ou disponibilidade para tal pode escrever algo que acho importante.

    Ana, se ler este comentário, a sua caixa de e-mail provavelmente está cheia pois todos os e-mails que tentei enviar em resposta aos seus são-me devolvidos com erro.

    Gostar

  12. Então peço à equipa da Via Natura para escolherem MUITO bem o sitio onde vão recolher a informação acerca do aleitamento materno, porque muitas pessoas dizem ser a favor e perceber daquilo, mas depois ao enfrentarem o primeiro problema aconselham logo o uso do leite artificial.
    Natália… mãe que amamenta há quase 4 anos ;)
    P.S. Já agora que tal um artigo sobre o parto humanizado e ergo natural ;)

    Gostar

    • pois é natalia…e os bebes q sofrem de refluxo,q o leite materno é mt leve e faz com o bebe o deite mais rapido e em maiores quantidades ca pa fora?parabens s amamenta a tantos anos eu tambem dizia isso ate que chegoou a altura e nao posso por causa do problema de refluxo:(

      Gostar

  13. olá ana,
    quanto a sua repsosta acerca da amamentação:
    o meu leite não era de qualidade e nunca pude amamentar o meu filho e essas situações também tem que ser levadas em consideração porque não são todas as mães que tem leite.

    Sem querer culpar ninguém (isto não seria vantajoso para ninguem) gostava de salientar, que se existisse leite de qualidades diferentes a humanindade já não existia, porque de certeza a natureza não calculou que um dia iria nascer uma indústria enorme que fabricasse algum leite artifical…o que pode perfeitamente ter sido é que não recebeu apoio na amamentação e que ninguém sabia como por ex. avaliar um bebé que se calhar não pageasse bem no peite e logo não recebeu leite suficiente (daquele leite do fim que tem muito mais gordura)…podem existir uma grande quantidade de possibilidade de razões, mas leite de fraca qualidade não foi de certeza.
    Se fizer uma pesquisa sobre mito e leite fraco chegará de certeza a muitas áginas que explicam que é de facto um mito.
    Um abraço,
    Natália
    P.S. Somos mamíferos e somos os únicos mamíferos que dão leite de outra espécie (Vaca) às nossas crias…..

    Gostar

    • Imagino que a Natalia não beba leite.
      É que entrando nos comparativos com o resto dos mamiferos não há animais que bebam leite durante a sua vida adulta (excepto gatos e isso porque lhes é dado). Calculo tamben que se bebe um galão de manhã, seja com o leite da sua mãe?
      Estou completamente de acordo com a Natalia de que não existem leites fracos. Só desinformação. Por desgraça foram criados uma série de mitos que são usados como recurso para facilitar a vida de todos.
      Ana: o leite tem duas fases, numa primeira fase (durante os primeiros 10 min mais ou menos) a função do leite é a hidratação, só depois dessa primeira “descarga” é que o leite passa a ser mais alimentício e rico. Se o bebé não puxar o suficiente ou durante o tempo suficiente não se irá alimentar de forma conveniente.
      No meu caso, a minha filha não teve possibilidade de poder mamar durante um mes e meio (o primmeiro mes e meio) e eu tirava com a bomba varias vezes por dia, o que fez con que me apercebese desta diferença na qualidade do leite. Amamentei durante 1 ano e parei porque a minha filha começou a rejeitar o peito.
      Outro mito que ouvimos com frequência é que as pessoas “deixam de ter leite”, isso acontece porque todos queremos um bebé a sair da escala em peso….e a verdade é que não é necessário, nem é saudável ter bebés gordos e é perfeitamente normal os bebés perderem peso nas primeiras semanas de vida, mas a maior parte das pessoas, assusta-se e opta imediatamente pelo biberão, e assim o leite materno vai sendo produzido em menos quantidade até desaparecer. Nos só “produzimos” o leite que necessitamos, se o peito for estimulado menos vezes o cerebro asume que não ha necessidade para produzir tanta quantidade e vai baixando os niveis (somos maquinas a poupar energias por todos os cantos).
      Mães de trigemeos têm leite suficiente para os amamentar a todos porque o estimulo é maior.
      Cheguei a ter uma ou duas vezes falta total de leite por periodos de duas semanas (por situações de stress) , mas colocava a minha filha a estimular de qualquer forma e ao fim de duas semanas o leite voltava….
      Somos máquinas quase perfeitas e o nosso leite é o leite que o nosso filho necessita que seja, com a qualidade que ele necessita e a quantidade que nos é “pedida”.
      Boa sorte da proxima vez que se aventurar na amamentação. É uma satisfação ver os nossos filhos a alimentar-se única e exclusivamente do nosso peito durante seis meses e sentir que a nossa natureza faz todo o sentido!
      Desculpem o portunhol

      Gostar

  14. Antes de mais foi realmente foi lapso nosso não colocar uma advertência porém e honestamente não possuíamos essa informação.

    A publicação destas e outras mezinhas têm mais um carácter educacional no âmbito da história e cultura popular e o recurso ancestral ao que a natureza oferece. A sugestão do artigo sobre o leite materno é muito boa e enquadra-se bastante bem na linha que a VNatura tenta seguir, promover um estilo de vida natural com o que a natureza nos oferece. Assim que haja disponibilidade tentaremos publicar algo sobre esse tema.

    Anocas obrigada pelas felicitações, e já seguiu a resposta aos e-mails que nos enviou. Peço imensas desculpas pelo atraso na resposta.

    Gostar

  15. acho que dois destes truques vem de um e-mail que mandei para à Via Natura à meses mas como nunca me responderam pensava que não iam ser publicados. Fico contente por terem publicado.

    Natalia, os dois truques que conheço desses 4 são o truque para as cólicas e dentição foram passados da minha mãe para mim e não tivemos problemas. usei os dois no meu filho também. Mas têm razão os responsáveis pela via natura deviam ter posto um alerta para o caso de bebés de tenra idade. o meu leite não era de qualidade e nunca pude amamentar o meu filho e essas situações também tem que ser levadas em consideração porque não são todas as mães que tem leite. mas acho que isso era um bom tópico para os responsáveis por este blog.

    aproveito para dar os parabéns aos responsáveis pela via natura pelo site que já acompanho á um ano e devo dizer que neste ultimo ano a qualidade e diversidade de temas melhorou muito, só é pena não responderem aos e-mails porque ja tentei mandar 3 e-mails e nunca me responderam. se virem esta mensagem e puderem responder sou a Ana Lo. obrigado

    Gostar

  16. Acho irresponsável não falarem sobre a idade dos bebés a aplicar esse tipo de remédios. Já pensaram nas consequências que esses conselhos podem ter para um bebé de poucos dias?
    Na minha opinião deviam é promover o aleitamento materno (não só) entre os leitores da Via Natura, também pelo facto de ser o alimento mais natural que existe.

    Natália

    Gostar

    • Tenho um bebe d 9 meses ele e bm agitado demora muito p dormir. E o cha de camomila resolveu agora dorme bm, d dia e d noite, e quanto amamentar sou d pleno acordo faz bm dar o peito p o bebe é lindo ver o olhar dele quando esta mamando. Amo demais meu filhinho, e ja amamentei mais duas filhas q ja sao mocinhas.

      Gostar

Deixa uma ideia!