AS URTIGAS

Urtiga significa em latim nada mais nada menos que “a que arde” e são conhecidas pelo seu efeito nefasto quando entram em contacto com a pele. As Urtigas crescem em climas temperados ou tropicais e podem ser encontradas facilmente no Mediterrânico e América do Sul.

As suas propriedades são conhecidas desde a antiguidade e por todo o mundo, desde a Grécia antiga até aos povos tribais da América do Sul. Faz assim parte do folclore mundial mas apesar de tudo, na generalidade, ninguém gosta delas.

As urtigas podem ter várias finalidades terapêuticas pois têm minerais e vitaminas como Vitaminas B1, B2, B3, B5, C, K, cálcio, ferro, magnésio, potássio e ainda são ricas em proteínas. São um analgésico, anti-inflamatório e diurético por excelência. Por todo o mundo as urtigas têm sido utilizadas para tratar e prevenir várias doenças através de infusão tónicos e chás. Mas as propriedades das urtigas não se ficam pela medicina natural. Vários laboratórios farmacêuticos já se renderam às propriedades desta planta e usam frequentemente os seus extractos no fabrico de medicamentos e loções.

Recomenda-se para a cura e prevenção de:

Artrite, Reumatismo: Infusão de folhas de urtiga ou chá com mel.

Reumático: existe ainda uma mesinha popular para aliviar as dores que consiste em passar folhas de urtiga pelas articulações doridas. Porém será lógico alertar para o incomodo que a urticaria irá causar.

Problemas respiratórios (asma, rinites, alergias como febre dos fenos): Infusão de folhas de urtiga ou chá com mel.

Hemorragias: Utilizar compressas embebidas em infusão de urtigas.

Doenças da próstata: Chá ou infusão de raiz de Urtigas.

Anemia e Eczema: Ingestão de Sopa de Urtigas, salada de urtigas ou qualquer outro prato que tenha como ingrediente urtigas. (Risoto de Urtigas ; Nhoque Verde de Urtiga ; Urtiga à Milanesa ; Estufado de Urtigas com arroz ; Urtigas com Ricotta).

Queda de cabelo: Já existe no mercado vários sabonetes ou champôs naturais com extractos de urtigas. Se faz o seu champô ou sabonete em casa, basta adicionar-lhe algumas gotas (dependendo da quantidade do sabão e da concentração do extracto).

São ainda utilizadas desde a Grécia antiga como um diurético e laxante e hoje em dia recomendadas como um auxiliar na perda de peso.

A urtiga é ainda conhecida por ser um insecticida natural:

Um molho de urtigas penduradas irão afastar as moscas e uma infusão de urtigas é um excelente insecticida para o seu jardim.

Colher e Preparar as Urtigas:

Apesar de existir a crença que se as colhermos sem respirar os dardos não penetrarão a nossa pele, recomenda-se vivamente a utilização de luvas durante a colheita. (Eu experimentei e resultou mas se alguém se decidir a aventurar a colhe-las sem luvas ficará por sua própria conta e risco).

Depois de colhidas, deve-se esperar 24 horas. Depois deve-se lava-las muito bem em água corrente e ferver as folhas.

Para uso culinário devem-se escolher urtigas sem flor e escolher as folhas mais jovens.

Para as folhas mais jovens e pequenas e as raízes, recomenda-se apenas que sejam lavadas muito bem.

Em caso de contacto com a pele não é aconselhável lavar a zona afectada com água doce. Deve porém lavar a zona com vinagre e aguardar até que o ardor passe. Se for uma zona extensa, pode ainda aplicar compressas.

A dosagem geralmente recomendada é:

Prevenção – 2 a 3 copos de chá ou infusão de urtigas por semana

Cura – 2 a 3 copos de chá ou infusão de urtigas por dia.

As infusões podem ser feitas através de folhas ou raízes. Para o chá é recomendado 2 colheres de chá por cada chávena de água.

Antes de consumir urtigas tenha atenção pois estas não são recomendadas a grávidas, pessoas com problemas cardíacos ou renais e em pessoas mais sensíveis e crianças, podem causar alergias e náuseas.

9 thoughts on “AS URTIGAS

  1. Pingback: Urtiga [Plantas medicinais] | Amor e uma vida simples

  2. meu filho tem um problema d pele herdado plo pai eq nao tem cura.sao varios carocinhos q aparecem n face e corpo todo.ensinaram-me o banho da urtiga,e a pele esta limpando.

    Gostar

Deixa uma ideia!