A CENOURA

A cenoura (Daucus carota) é uma raiz que teve origem na zona do Afeganistão onde era apenas uma raiz de tons brancos e amarelados, carnosa e com folhas aromáticas. Pensa-se que inicialmente somente as folhas da cenoura fossem utilizadas e como erva aromática, sendo a própria cenoura (raiz) desprezada pelos povos antigos. A introdução da cenoura na Europa só aconteceu no século X, todavia, todas as referências à cenoura até ao século XVII, mencionam-na como sendo amarela ou vermelha. Foi somente no século XVII na Holanda que se criou a cenoura moderna e cor de laranja .

A cenoura é um alimento com um grande valor nutricional em termos de quantidade e qualidade. É fonte de Vitamina A por excelência. Apesar de, assim como outros vegetais, não possuir Vitamina A na sua forma original, é uma excelente fonte de β-Caroteno que é a forma vegetal da Vitamina A. É o β-Caroteno que confere à cenoura a sua cor característica e é um anti-oxidante que contribui para uma boa saúde prevenindo alguns efeitos do envelhecimento. O consumo de uma cenoura média por dia (aproximadamente 100g) seria o suficiente para suplantar a DDR de Vitamina A.

O consumo de cenouras é aconselhado frequentemente pois é importante para:

  • A manutenção de uma boa visão e combate dos problemas visuais devido à carência de Vitamina A.
  • O β-Caroteno, em conjunto com a vitamina C, ambos presentes na cenoura, contribuem para reduzir o risco de cataratas.
  • A conservação e manutenção das membranas mucosas, pele e ossos.
  • Existem autores que afirmam que a vitamina A é essencial na manutenção das funções inerentes ao crescimento, sistema reprodutor e que o β-Caroteno é essencial para um bom funcionamento do sistema imunitário e assim uma grande ajuda no combate a doenças como o lúpus.
  • Para dietas de emagrecimento pois é pobre em calorias e gorduras, mas ainda é um diurético natural e depurativo devido à vitamina B6.
  • Para um bom funcionamento do sistema digestivo.
  • É anti-séptica, cicatrizante e vermífuga devido à presença da Albumina.
  • Recomenda-se para a rouquidão e tosse.
  • Em forma de puré para bebés com problemas intestinais devido aos açúcares naturais e vários nutrientes que possui.
  • Estudos revelam ainda que a junção da Vitamina B6 com o magnésio é uma óptima formula para reduzir os sintomas do Autismo e Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH). Visto ambos, Vitamina B6 e magnésio, estarem presentes na cenoura, serem aconselhados a pessoas com estes problemas.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozidas, porém, ao contrário dos outros vegetais as cenouras são mais nutritivas cozinhadas. Isto acontece pois durante a cozedura são quebradas as paredes das células da cenoura, que quando cruas são muito rijas e impedem o organismo de transformar adequadamente o β-Caroteno em Vitamina A. Contudo há que ter em atenção que para que haja uma correcta e eficaz absorção do caroteno, as cenouras cozidas devem ser consumidas juntamente com alguma gordura.

Hoje aconselha-se ainda que a cenoura seja consumida com casca, deve-se somente lava-la e raspar a casca levemente, pois grande parte dos nutrientes da cenoura estarão concentrados na casca.

A única desvantagem no consumo deste alimento é encontrarem-se frequentemente em análises de rotina, níveis elevados de tóxicos (pesticidas e insecticidas) utilizados para matar a mosca-da-cenoura e que ficam depositados na superfície da cenoura. Duas alternativas para evitar este problema serão o consumo de cenouras de agricultura biológica ou descasca-las completamente, removendo o topo. É importante que o topo da cenoura seja sempre removido pois é ai que se verifica uma maior concentração de tóxicos.

Para além dos altos níveis de tóxicos derivados dos pesticidas, não existem mais desvantagem no consumo deste alimento, não havendo registos de nenhuma reacção alérgica ou intolerância à cenoura em si.

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