PEGO DO INFERNO

O Pego do Inferno situa-se no Algarve, aproximadamente a 7km de Tavira, em Sº Estêvão. É uma pequena cascata natural, com pouco mais de três metros de altura, que flui da Ribeira da Asseca e que forma uma pequena lagoa em tons esverdeados. A fauna na zona envolvente da Ribeira e da lagoa é diversa, é comum encontrarem-se sapos, cágados, lebres, cobras-rateiras e ouriços-cacheiros.

Em tempos e de acordo com as ruínas de casas típicas árabes perto do local, pensa-se que os mouros terão sido os primeiros a habitar este local e utilizavam o Pego do Inferno para as suas necessidades diárias. Actualmente a ribeira da Asseca é de extrema importância para esta zona, na rega de hortas por exemplo, e a lagoa era utilizada até à poucas décadas frequentemente pelos locais para banhos.

Existem algumas lendas associadas a este lugar. A mais popular e a que dá o nome de Pego de Inferno ao local é a da carroça que se despenhou no pego. Os corpos e a carroça nunca foram encontrados o que levou à crença que o pego não teria fundo e quem ali caísse iria dar directamente ao Inferno. Porém existe quem afirma que os corpos e alguns destroços da carroça foram encontrados alguns dias depois no mar o que faz com que muitos acreditem ainda na existência de túneis subterrâneos entre o pego e os Rios Gilão e Guadiana. Mas, segundo os especialistas e após alguns estudos e medições, o Pego não terá mais de sete metros de profundidade.

É um local sem igual no sul de Portugal e considerado alternativo pois até há alguns anos devido ao difícil acesso e fama pouco tentadora, era conhecido por muito poucas pessoas e podia-se desfrutar de um excelente dia no Pego e nas suas imediações. Como nos últimos anos através da criação de projectos como o “Caracterização e Divulgação Ambiental do Pego do Inferno”, o local passou a ser massivamente divulgado e visitado pelas massas que passam as férias naquela zona. E curiosamente das vezes que visitamos o Pego do Inferno deparamo-nos com inúmeros turistas estrangeiros que pelo que apuramos, a beleza natural e as lendas já chegou além fronteiras.

Aconselhamos a todos que queiram apreciar o local e passar um dia tranquilo o visitem fora da época balnear ou de férias. Caso contrário estão sujeitos de em vez de passarem um dia calmo a admirar a beleza e magia do Pego, estarão numa lagoa apinhada de gente com a síndrome da histeria das férias, lixo e um total sentimento desrespeito pela vida natural.

Gostaríamos ainda de salientar que o local devido á sua crescente popularidade se encontra frequentemente cheio de lixo deixado pelos “turistas”, não seja mais um “visitante despreocupado” e não poluía o local com embalagens, guardanapos, etc., nem utilize o local para higiene pessoal, lavagem de roupa ou loiça. Não se esqueça ainda que apesar da forte divulgação não é considerada uma praia fluvial e por isso não possui qualquer tipo de vigilância. Seja prudente se for a banhos…

9 thoughts on “PEGO DO INFERNO

  1. Boa tarde. Sou de tavira, já fui muitas vezes ao pego do inferno, mas tenho receio de mergulhar lá, por causa das historias que contam…

    Gostar

  2. Boa tarde. Sou de tavira, já fui muitas vezes ao pego do inferno, mas tenho receio de mergulhar lá, por causa das historias que contam…

    Gostar

  3. boa tarde sou mergulhador e ja tive mergulhando no pego,
    a lagoa tem cerca de 7 metros na zona da queda de agua e na zona da queda de agua tem um buraco com cerca de 1 metro de profundidade para dentro da rocha talvez provocado pela efeito que a queda de agua provoca porque a agua quando bate no fundo da lagoa enrrola provocando assim o buraco, o que á no fundo só são meros objectos que são perdidos pelo pessoal que toma la banho

    Gostar

    • Infelizmente ao contrário de outros locais (que continuam intactos e ainda no anonimato) o Pego do Inferno já consta da maioria dos guias turisticos do Algarve acessivel a toda a gente e em várias linguas. Por isso decidimos publicar este pequeno artigo sobre o local mais como alerta, caso contrario não o fariamos.

      Gostar

Deixa uma ideia!