IMPLICAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO NO SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário tem como função a formação, armazenamento e a excreção de urina. O equilíbrio dos componentes do sangue que é essencial à vida também depende deste sistema em particular dos rins. Cabe aos rins equilibrar os componentes do sangue através da filtragem de substâncias nocivas que se encontram no sangue posteriormente envia-las para serem excretadas.

A formação e excreção de urina são o conjunto de mecanismos fisiológicos utilizados para a remoção de substâncias inúteis ou prejudiciais ao nosso organismo, além de promover a eliminação dos resíduos que resultam do metabolismo. A excreção é também responsável pela regulação da concentração dos iões e controlo do volume de água no organismo.

Forma-se assim no organismo um equilíbrio funcional que recebe o nome de equilíbrio homeostatico. Podemos assim verificar que no corpo humano, um dos principais mecanismos de excreção é feito pelo sistema urinário através da urina. Assim, é de extrema importância que este sistema e os seus órgãos constituintes funcionem perfeitamente. Para tal uma dieta equilibrada é imprescindível.

A dieta é de extrema importância para o tratamento e/ou prevenção de doenças com pouca gravidade associadas ao sistema urinário. A dieta pode ainda ser extremamente útil no caso de doenças mais graves pois, uma dieta equilibrada e controlada pode ajudar a diminuir a necessidade de diálise ou de transplante assim como substituir tratamentos dolorosos e prolongados.
As doenças do sistema urinário, em particular as renais, quando não são tratadas devidamente ou prevenidas podem limitar a capacidade e funções dos órgãos urinários assim como causarem lesões nestes. Deve-se ainda ter em conta que cada uma das doenças renais têm indicações dietéticas próprias e como iremos ver mais à frente alguns alimentos que favorecem determinado órgão podem prejudicar outro se também estiver debilitado.

Doenças, Tratamento e Prevenção

Um dos problemas renais mais comuns é os cálculos renais (as comuns pedras nos rins). A melhor forma de evitar esta doença é beber muita água ou a quantidade de água recomendada. As pessoas com tendência a esta doença são aconselhadas que bebam entre dois a três litros de água por dia com o fim de prevenir desidratação (as pedras podem ainda ter origem em infecções urinárias ou por doenças como a Gota, anomalias congénitas ou a leucemia) que favorecem a acumulação de substâncias que constituem as pedras que se depositam nos rins. Ao contrário do que se pensava até há poucos anos atrás, diminuir a ingestão de alimentos com cálcio (como os lacticínios) não evita a formação de pedras mas sim deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em oxalatos como por exemplo os espinafres, chocolate, amendoins, morangos e beterraba e aumentar o consumo de cálcio com o fim de evitar a absorção do oxalato.

Nas doenças renais menos comuns e mais graves como as insuficiências renais crónicas, o avanço da doença e deterioração dos rins também pode ser travado com uma alimentação saudável segundo alguns especialistas. É recomendado aos doentes com um peso normal que consumam diariamente 35kcal por cada kg do seu peso tendo que ser metade destas kcal Lípidos.

O potássio também deve ser restrito quando se sofre de doença renal grave. Rins debilitados não conseguem eliminar o excesso de potássio e este em excesso afecta os tecidos muscular nomeadamente o coração. Deve-se assim evitar o abacate, a banana, laranja, o caramelo, bebidas à base de leite em pó, chocolate, leguminosas, café instantâneo, sementes e frutos secos. Contudo os cereais integrais, leguminosas e alguns vegetais e frutos ricos em potássio podem ser consumidos se forem cozinhados e escorridos porque o potássio é destruído durante a cozedura. Em pessoas saudáveis o potássio é aconselhado pois age como um diurético estimulando os rins a aumentarem a produção de urina e como os rins estão saudáveis o excesso é eliminado sem problemas.

O sal e o sódio também devem ser reduzidos porque rins debilitados não conseguem controlar os níveis de sódio e quando existe um excesso de sódio no organismo este vai provocar sede fazendo com que o indivíduo beba água para o eliminar. O problema é que rins debilitados não conseguem eliminar o sódio do organismo por isso os líquidos vão sendo retidos e depositados nos tecidos causando edemas.

É ainda aconselhado aos doentes com doenças renais que reduzam o consumo de proteínas pois esta redução irá aliviar os sintomas da doença porque a maioria destes sintomas dá-se quando as substancias produzidas pelo fígado ao metabolizarem as proteínas, não são excretadas pelos rins que estão debilitados. Assim, para diminuir o trabalho dos rins é sugerido aos pacientes que ingiram somente pequenas porções de alimentos como a carne o peixe ou os lacticínios, as porções necessárias para suplantar as necessidades diárias.

O café e o álcool são totalmente desaconselhados quer a doentes graves como a ligeiros pois têm efeitos desidratantes apesar de ambos estimularem o funcionamento dos rins fazendo com que estes produzam urina. Também é extremamente desaconselhado a pessoas com predisposição a infecções urinárias o consumo de alimentos ácidos como os limões ou a laranja que podem activar as bactérias da bexiga e provocar a infecção.

Alimentos e substâncias benéficas para o Sistema Urinário

O Agrião é utilizado na medicina tradicional há muito tempo com o fim de tratar distúrbios dos rins

O Aipo, o Chá de Java e a Erva Ursina são também aconselhados no tratamento e prevenção de infecções urinárias.

As Barbas de milho são utilizadas na medicina chinesa para a retenção de líquidos pois actua como um diurético mas pode também ser utilizado em infecções do sistema urinário como as infecções urinárias. São conhecidas em forma de chá por ajudar a tratar de problemas da prostata, prevenir a formação de cálculos renais e por limpar a bexiga e as vias urinárias. Porém não são recomendadas a pessoas com problemas renais graves devido aos valores de potássio que contêm.

A Água é essencial para um sistema urinário equilibrado e saudável. Porém chás e infusões que combinam água com algumas ervas e/ou especiarias com propriedades especificas, também são muito úteis na prevenção e tratamento de distúrbios associados ao aparelho urinário. As que são mais frequentemente aconselhadas para além do chá de java e de barbas de milho são a Graviola e a Tsaang Gubat.

A Banana e Laranja como vimos anteriormente são ricas em potássio que é desaconselhada a doentes renais graves. No entanto são aconselhadas a doentes que mesmo padecendo de distúrbios nos outros órgãos do sistema urinário tenham rins saudáveis ou padeçam de doenças ligeiras pois o potássio é essencial para controlar e equilibrar os líquidos no organismo. Ainda ricos em potássio: o tomate, as batatas, os cereais integrais e os frutos secos.

A Coclária é muito útil na dissolução de cálculos renais.

O Leite de coco é aconselhado a pessoas com dificuldade em urinar ou dores.

O Pepino é um diurético natural, é indicado para prevenir doenças renais e é óptimo para fortalecer os rins.

As bagas de Zimbro são anti sépticos naturais e são úteis no tratamento de infecções no sistema urinário como por exemplo a cistite. Porém em caso de doentes renais é desaconselhada pois são irritantes para os rins.

As sementes de coentro são indicadas para estimularem o funcionamento do sistema urinário.

O Taráxaco é indicado para a retenção de líquidos derivada de distúrbios ou problemas renais.

As Vagens de Feijão também são recomendadas para tratar várias efemeridades ou problemas dos rins e bexiga. Porém devem ser frescas e consumidas no máximo 24 horas depois de colhidas pois caso contrário podem provocar diarreiras graves.

Outros alimentos recomendados para a prevenção e tratamento dos problemas do sistema urinário são: os espargos, beterrabas, cenouras, sumo de cereja, arando, salsa, melancia, alho e cebola.

66 thoughts on “IMPLICAÇÕES DA ALIMENTAÇÃO NO SISTEMA URINÁRIO

  1. Boa noit, tive uma infecao urinaria e sentia muita dor, mas quando tratei atraves de injecoes no segundo exame deu negativo mas ainda sinto dores leves e bebo por dia cerca de 3litros de agua, e sempre k sinto dor e bebo agua e depois vou mijar a dor passa, asim gostaria d saber uki faso pra pasar logo pra sempre porque iso encomoda, meu email e , felizardojozane@gmail.com, agradecia uma resposta urgente

    Gostar

  2. To tomando cha de salsinha so que minha urina esta vermelha e sinto muita dor no estomago e por causa da salsinha preciso de resposta

    Gostar

  3. Olá! Tenho infecções urinárias repetivias desde que menstruei pela primeira vez pelo menos 5 vezes ao ano. Não sei mais o que fazer para sair dessa situação. Toda vez o resultado do exame é infecção, me trato com antibióticos, mas depois de um tempo volta, nada muda! Isso é detreriorante! Eu chego a chorar de tanta dor! Já passei em Urologista, Ginecologista, Pronto Socorro e nada! Já fiz exames de imagem, Ultrassom, Colsposcolpia, e todo o tipo de exames que possam imaginar para detectar algo mais profundo e nada. Não acusa nenhuma infecao no sangue nem pedra nos rins… Apenas infecção urinária! O que fazer!!!

    Gostar

  4. ´ola como faço para conseguir o cramberry já ouvir falar que e muito bom para infecção de urina sempre tenho esse problema não aguento mais por favor me ajude não aguento maisssssssssss

    Gostar

  5. Ola boa tarde me chamo patrick
    eu to com uma duvida eu passei mal uma vez fui pra upa tomei injesao fiz ezames de sangue e de urina deu problema mais tava suspeito a uma infecçao urinaria fui tratando com cha de quebra pedra e agua e abacaxi
    ai voutou adoer
    fui pro medico de novo o sangue e a urina tao otimo o doutor passou remedio to tomando mais sinto uma pontadas no coraçao e no figado oque pode ser? Espero respoxta por favor .imei patricksmart2622@gmail.com

    Gostar

  6. bom dia,eu tenho infecção urinária e pedra nos rins,mas não tenho retenção líquida,pelo contrário,faço muito xixi,o q devo comer ou evitar de comer?

    Gostar

  7. A alimentaçao natural que Deus nos deixou é para que possamos ter boa saúde . As pessoas insistem em comer porcarias , como chocolate em demasia, refrigerantes ,sal em quantidades exageradas, doces e esquecem que se comessemos frutas , verduras, cereais integrais, oleaginosas e legumes, juntamente com a água, a luz solar e os exercícios teríamos nossa saúde recuperada.

    Gostar

  8. meu filho tem 7 anos fez um ultrasom e na conclusão deu rins debilitado que significa isso , ele ja fez a tonografia e o medico ,ainda nao sei o resultado . Desde ja fico grato . Rosilene

    Gostar

    • va pra tratamentos naturais , cuidado com o doutor que nao aceita consello de tirar um rins, ele e’ pequeno e fazendo o tratamento bem a natural ele vai recuperar aos poucos , ,as maes deve por muita agua disponivel perto das criancas pra elas beberem a vontade ,tem mae que nao sabe , ate os bebes gostao de muita agua, nao compra refrigerantes em sua casa , so agua boa e fresca, va pra um medico naturalista , ele vai curar se tratar dele .

      Gostar

  9. Parabéns pelo SITE bom eu tenho pedras nos rins e de tempo em tempo infecção chego a ficar internada ultimamente ando tomando limonada para eliminar as pedras mais acho q tá dando errado. O médico disse q meu caso é hereditário
    tem anos elas nunca quebrou nem saiu só uma vez por intervenção de Deus, eu não urinava mais , bom eu queria saber se no meu caso limonada é um veneno ou não??? Obrigada um abraço

    Gostar

    • Oi minha filha de 6 meses já ficou internada 3 vezes com infecção urinária o que ela não pode comer ou beber. Valeu!!!

      Gostar

  10. olá poderia me ajudar?
    minha filha tem 4 anos pesa em torno de 16,500 e 17,000kl
    ela nasceu com rim pélvico mais graças a deus até agora ela é super saudavel mais no exame anterior quando ela pesava uns 14kl deu no exame de 24 hrs o sódio urinario 64mg e a médica falou que era muito agora deu 94mg estou desesperada por favor me fale se é muito esse resultado meu email é talypink4@yahoo.com.br
    desde ja agradeço.talita.

    Gostar

  11. Andréia,
    eu sofro com muita dor e queimaçao na bexiga a 5 anos , meus exames de urina não apresenta infeccão, o exame de cultura não apresenta bacteria, esses exames não me apontam nada ja fiz varios tratamentos com antibioticos e so sinto melhora quando deixo de comer alimentos acidos, o pior de todos é o tomate parece um veneno e por castigo é o que eu mais gosto , mas é muito ruin ter que se privar de cormer coisas que normalmente fazem bem para o corpo, como laranja, rucula,tomate, limonada, acelga, cebolinha verde, espinafre, pimenta doce, pimentão, pimenta de qualquer especie e eu sinto muito ja que são coisa que aprecio.Eu não sinto nada em meus rins só em minha bexiga o que os médicos chamam de cistite, mas os medicamento não saram só amenisam.
    preciso de ajuda. Email andreia_tolvai@hotmail.com.

    Gostar

  12. Oi boa noite, li a matéria e achei ótima. Minha filha de 2 anos está reclamando de dor na região da vagina, achamos que era infecção urinária, fizemos os exames de rotina e nada de alteração, levamos em mais 2 médicos e repetimos os exames e nada de aparecer qualquer infecção por menos que seja, mas ela continua reclamando de dor. Alguém aí pode salvar este pai que quase morre ao ver a filha chorar de dor mas que num pode fazer nada? Fiquei sabendo ontem que pode ser a alimentação. Gostaria de receber qualquer tipo de ajuda, qualquer coisa mesmo, porque o q vc acha q não deve falar por achar que num tem nada a ver, pode ser isto que salve minha filha, mande no e-mail beropizzi@hotmail.com. Obrigado a todos, e novamente ótima matéria.

    Gostar

    • Olá Rodrigo, realmente é estranho porque mesmo que o problema seja activado pela alimentação não chegaria ao ponto de ela chorar com dores, talvez causasse só algum desconforto. Eu lembrei-me de como ela tem dois anos ainda usa fraldas? Se usar fraldas descartáveis poderá ser alergia que imita os sintomas de infecção urinária, digo isto porque ja li sobre casos de bebés com esse problema.

      Outra opção que me lembro, é prisão de ventre, pode causar dor nessa zona e ela como é criança não consegue distinguir de onde vem a dor. Roupa interior apertada também pode causar desconforto, sabonetes que possam irritar a zona experimentem usar sabonete natural no banho. Em ultimo caso e na pior das hipoteses parasitas intestinais que possam migrar para a vagina, mas se fosse isso algum dos médicos teria visto.

      Infelizmente a minha área não é medicina por isso não sei se estou a ser grande ajuda, mas sinceramente não me parece que o problema seja da alimentação a não ser que seja uma alergia mas mesmo que fosse isso acho q os sintomas seriam diferentes.

      Espero ter ajudado e as melhoras para ela.

      Gostar

      • Olá Rodrigo, já faz algum tempo isso com sua filha, mas se precisar esperimente dar pra ela suco de Cramberry vc vai achar no pão de açucar, pelo menos uns dois copos americanos por dia.
        Faça uma pesquisa sobre este produto vc vai gostar, eu tenho este problema e uso em capsulas é uma fruta do Chile.
        Espero ter ajudado.
        IMeu e-mail ines_zupp@yahoo.com.br
        Ines.

        Gostar

  13. Olá, tá dificil, heim?
    Alguem sabe o que é erva ursis ou ursina? onde encontrar?
    Estou vendo q tem muito mais pessoas com problemas aqui. Fico bem preocupado.Obrigado. bj

    Gostar

    • Será que coisa ácida ou salgada pode causa ardência ou doce também to confusa um médico falou pra diminuir nos doces eu axava que só ácido e sal causava

      Gostar

  14. Tenho infecções urinárias a 5 anos e neste ultimo ano já estou sentindo pela segunda vez e com muito mais dores e ardores ao urinar, já fiz ultra-sonografia de abdomem total e no exame diz que está tudo bem com meus rins, mais quando se fala da bexiga diz que está com debris em suspensão em seu interior, já pesquisei na internet e vi que debris são restos de qualquer coisa destruída, fragmentos, pedaços, cacos etc.
    Gostaria de saber de que poderia ser esses debris(fragmentos,pedaços,cacos etc)?Gostaria de saber também se eu posso está com alergia ao liquido do preservativo? Aguardo resposta obrigada.

    Gostar

    • Eu tinha infecção urinária direto tomava antibioticos direto e quando terminava o remédio a infecção voltava.Até que fui a um urologista que me mandou tomar assim que o antibiotico acabasse e a infecção acabasse e antes dela voltar vitamina c 1 comprimido pela manhã após o café e macrodantina que é um antibacteriano não é antibiótico! 1 comprimido pela manhã todos os dias após o café da manhã.Vitamina C 500mg CEWIN e MACRODANTINA .Tomei durante uns 6 meses e tem que tomar muuuita água tambem!E fiquei livre para sempre das infecções urinárias!Nunca mais tive!

      Gostar

      • brigada hilda,mas não posso tomar virtamina c, sou alérgica,e tava tomando suco de laranja todos os dias e a infecção piorou.Não sei o q faço.

        Gostar

  15. Boa tarde,

    Tenho 34 anos e sofro de retençao urinaria cronica.neste momento so consigo esvaziar 50 % da capacidade da minha bexiga. Gostaria de saber se os diureticos sao aconselhados para mim,ou se ainda agravam a situaçai.
    obrigada.

    Gostar

  16. Com todo o respeito, gostei muito das informações e sei me me serão úteis para a minha dieta.
    Só para título de curiosidade, e tambem quem sabe, eu não acrescentar na minha dieta, o que é TARÁXAMO?
    Pesquisei na internet e não encontrei respostas.
    OBRIGADO
    André Lissonger

    Gostar

  17. oi!!! meu nome é Maria,ja sofro com infecção urinaria faz um ano,descubri que estou com pedras nos rins,mais ainda estão muito pequenas e podem ser tratadas com remédios… eu quero saber qual é a diéta pra isso,cada vez que vou urinar eu sofro bastante,pois estou expelindo os cristas e machuca muito as vezes sangra…o que faço pra diminuir a dor???

    Gostar

  18. Oi, estou com problemas nos rins. Estou pesquisando orientações pela net até ir a nutricionista. Esta é a mais indicada para nos orientar, pois cada caso é diferente do outro. Sei que se poder coma sem sal. Não coma banana, caqui, carambola, laranja. Evite tudo que tem potássio e sódio. Não esqueça que os produtos fabricados também tem esse teor. Fique ligada nas informações da embalagem. Pepino, agrião,sementes de coentro, vagens frescas de feijão(24h no máximo), espargos, beterraba, cenoura, sumo de cereja, salsa melancia, alho e cebola. Cuidado com as frutas elas também tem líquido. Você precisa estar atenta ao que se o que bebe corresponde ao que você urina. Tente equilibrar a quantidade de líquido.Não se descuide dos remédios, vá ao médico e procure o nutricionista para não ter outros problemas. Evite de carne vermelha, como peixe ou frango. Costumo temperar tudo com azeite, cebola e alho. Deus te abençoe e te ajude.

    Gostar

  19. Sofro de uma infecção de urina repetitiva há 5 anos. Meu urologista me trata com antibióticos. Já estou cansada disso. às vezes, mesmo com o antibiótico Macrodantina, meu exame acusa infeção. Já quis abandonar o tratamento mas ele me estimula a continuar para não piorar. Preciso de uma dieta natural que me auxilie e reforce meu tratamento. Também tomo o suco cranberry que dizem ser bom. Minha filha nefrologista acha que meu problema é em função da menopausa e falta de reposição hormonal, mas minha ginecologista acha que não devo fazer TRH porque minha mãe teve câncer de mama.

    Se puderem me ajudar, ficarei eternamente agradecida
    um abraço a todos
    Sônia

    Gostar

  20. bom dia
    sou paraplegico e tenho infeçao urinaria repetitivas da E.coli ja a um tempao gostaria de saber como posso para animizar ou para tela por um intervalo maior pq ja nao aguento mais infeçoes e muito ruim,preciso de ajuda para controlar a minha infeçao se alguem puder me ajudar agradeço desde ja.
    obrigado
    ederson.r.b@hotmail.com

    Gostar

  21. ola boa tarde sou a Débora minha filha tem 03 anos e 04 meses pesa 18kg, e levei os resultados do exame dela no medico, ele disse q ela tem infecção urinaria,,, acontece q ela esta tomando o 6 dia de sulfa+trimetropin pra virose,,, pois sentiu dores na barriga e o medico receitou 5 ml 2Xao dia. amanha acaba, ai ele mandou tomar pra infecção o remedio cefalexina 250mg/5ml tomar 5 ml a cada 6 hrs.. total de 20 ml por dia,,, estou achando muito alto ,,, e preciso começar logo o tratamento,,, mas só q o exame foi feito antes dela sentir febres,,, não tinha nada fiz o exame por precaução depois de 02 semanas q apareceu a febre e muita dor na barriga,, agora não tem mais febre com o ouso da sulfa,,, e tem o tratamento p iniciar amanha,,, to desesperada,,, me ajudem ,, algum Dr,, ou alguem q entende do sassunto

    Gostar

  22. eu não tenho nenhum problema mais estou procurando sabemr esse site é mto bom apesar de eu não ser grande ,, e tenho um nome popular !! bjsss continue fazendo as complementaçãoes nesse site sobre o corpo ,,, eu estou estudando isso na escola adventista é reslmente muito bom esse site ,,,
    obrigada!! EU TE APOIO A CONTINUAR COM ESSAS COISAS OTIMAS PARA FICAR BEM INFORMADO XAU

    ISSO É FAZER O BEM !!!!! (CONTINUE ASSIM )

    Gostar

  23. tenho uma infeccao urinaria e arde muito quando urino ja tou atomar antibiotico o uroflox a quatro dias mas continua a arder muito

    Gostar

  24. Tenho insuficiencia renal leve.Quais os alimentos que devo evitar,para ter uma vida melhor.Agradeço desde já o atendimento.

    Gostar

  25. Tenho isuficiencia rena leve.Quais os alimentos que devo evitar para não agravar o meu quadro médico.Desde já agradeço a orientação

    Gostar

  26. Estava me tratando há seis meses e meu medico com as presas dele para atender outros pacientes nem um exame foi pedido por ele,eu que o forcei a me passar os exames de urina e a ultra sonografia abdominal..são uns “fracos”.
    Também estou me tratando de infecções urinarias e foi muito esclarecedor e me tirando inúmeras duvidas.valeu

    Gostar

  27. a 3 dias estou c/ infcção urinarinaria percebir quando notei minha urina fedica, e febre baixa, fiu ao pronto socorro, fiz o exame e confirmou a infcção a medica me receitou antibioticos estou em casa tomando. essa ´ja é a 2 vez q acontece isto comigo e tbm tive sistite por 2 vezes, eu gostaria de saber o q eu posso comer? e o que eu posso beber ,além de agua quais os sucos? neste estado q eu me encontro?

    fico c/ mt medo de comer e beber qualquer coisa q possa piorar o meu quadro clinico? mt obrigada.

    Gostar

    • Ola, Josy Vieira,
      A medica não disse qual é infecção? isso é muito importante voce saber, se é uma bacteria, ou não, porque, cada caso requer um tratamento, eu passei o ano passado tomando antibióticos, e nada, mudei tres , quatro médicos, enfim, descobri que tinha alergia ao Gel que se usa antes da relação, o médico receitou bactrin, e nunca mais tive infecção e nem bacterias. Voce não pode comprar este remédio sem receita, precia que o médico peça um exame de urina especifico e te trato como tem que ser.
      Boa sorte

      Gostar

  28. oi tudo bem com voces aqui e a thaynna que ta falando eu vir aqui para dizer que essa pagina do sistema urinario e muito boa eu amei parabens pela pajina ok?ate o meu proximo trabalho escolar!!!ater mais…!!!

    Gostar

    • Desculpe-me. não conheço o autor do texto mas é correto! resumo de informações podem comprometer o entendimento, aconselho a procurar um dicionário (Aurélio, Michaelis) se desejar simplesmente uma definição

      Gostar

  29. Prezados amigos, recentemente fui surpreendido, pois não sinto nada, pelo meu médico que meus rins estão com 58,7 de funcionamento, exame de clearence de creatinina, estou refazendo o exame de urina 24 horas e sangue, porém no exame de urina tipo 1 deu tudo excelente, já tive hepatite C, consegui curar, porém, que devo fazer agora, e que posso comer no dia-dia, estou muito confuso, converso com o médico porém a pressa no atendimento e o volume de pessoas aguardando dificultam .
    a orientação.Tudo os demais como colasterol, tudo excelente, porém minha pressão varia muito, as 19 horas 12×8 as 4 hs da manha 16×10 chegou a 22×16, já estou controlando diariamente.
    Agradeço o que puderem me ajudar.]
    Deus lhes pague.
    ET= tenho 62,5 anos.

    Gostar

Deixa uma ideia!