VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

Na VNatura não julgamos ninguém pelas suas escolhas pessoais e existimos com o propósito de partilhar informação. Este texto surge no seguimento de alguns e-mails que nos enviaram a colocar a questão da vacinação obrigatória. Alertamos desde já que publicamos este artigo simplesmente com intuito informativo.

A vacinação é algo corriqueiro na nossa sociedade, algo tido como normal e tido como obrigatório (em Portugal para quem não sabe a vacinação NÃO É OBRIGATÓRIA

). Apesar das inúmeras campanhas promovidas pelos governos e serviços de saúde a verdade é que existe um grupo considerável de pessoas que se opõe à vacinação obrigatória, especialmente em crianças.

Há quem defenda que a vacinação ajudou imenso a reduzir a taxa de mortalidade infantil assim como o número de pessoas com determinadas infecções graves mas por outro lado os novos hábitos sociais, de higiene e alimentação também contribuíram e muito para esse decréscimo de mortalidade tornado o nosso sistema um local onde é difícil para os vírus proliferarem.

Todavia colocam-se as questões, algumas vacinas não tornam uma pessoa totalmente imune, só a torna talvez um pouco mais resistente e será que é “naturalmente correcto infectar recém nascidos e crianças com agentes infecciosos”? Existem vacinas que talvez devam ser imprescindíveis mas outras nem tanto como é que deve ser tomada esta decisão? Existem contra-indicações para as vacinas mas ninguém pergunta à criança que está na fila da escola para levar a vacina se tem alguma alergia ou problema, dão-lhe a vacina e logo se vê. Há uma total falta de informação e diálogo entre as entidades competentes e a população o que leva a muitas pessoas cada vez mais se recusem e receiem serem vacinadas e vacinar os seus filhos.

Pessoalmente tenho um caso familiar de uma vacina que levou à morte de uma criança de 5 anos. Isto apesar de ter acontecido à 50 anos atrás e de se apregoar que hoje em dia as vacinas são muito mais seguras, a verdade é que este caso levou com que muitas das crianças da minha família não fossem vacinadas. Felizmente somos todos saudáveis e com uma esperança média de vida consideravelmente grande mas, há quem diga que é “mera sorte” e há quem diga que é um belo exemplo de que “desatar a injectar vírus nas pessoas não faz com que estas sejam mais resistentes nem imunes aos vírus e infecções”. A minha mãe nunca foi vacinada e é saudável, eu sou vacinada e também sou saudável, então em que é que ficamos?

Não vacinar uma criança é uma grande responsabilidade e não é aceite moral nem socialmente hoje em dia. Existem casos de país que não conseguem inscrever os filhos em colégios ou estes são excluídos de algumas actividades pelo facto de não terem a vacinação. Nestes casos é compreensível, uma pessoa responsável por um estabelecimento não queira ter essa responsabilidade em mãos, mas por outro lado são os pais que sabem e decidem o que é melhor para os seus filhos e de que forma devem cria-los, se optaram por não vacinar os filhos ninguém os pode obrigar a tal muito menos prejudicar as crianças. Não se pode excluir uma criança assim de forma tão cruel e vil. Pode não ter vacinas mas continua a ser uma criança, não é um monstro e não ter vacinas não significa obrigatoriamente que tem uma doença contagiosa e/ou mortal. Pode até ser bem mais saudável e resistente que uma criança vacinada.

Quantos de nós leva os reforços regulares necessários após atingir a idade adulta? Muito poucos adultos têm as vacinas em dia e isto é o mesmo que não serem vacinados. Porque é que um adulto vacinado é aceite socialmente e uma criança não? Um pai de uma criança obesa não é chamada à escola por estar a por em risco a vida da criança mas o pai de uma criança saudável não vacinada é e é tratado como um criminoso.

Uma nota final, antes de decidir sobre a vacinação dos seus filhos, pense bem nas consequências que isso poderá ter socialmente e na saúde do menor. Pense que essa criança pode adoecer e um dia culpá-lo-á pela sua decisão. Nem todas as histórias de crianças não vacinadas são bem sucedidas e pode até ser responsabilizado judicialmente se algo inesperado acontecer.

26 thoughts on “VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

  1. Bem se eu não vacina meu filho e ele vim a adoecer eu como mãe vou responder judicialmente mas se a criança morre ou tiver uma tau doença depois de ter tomado a vacina não tem ninguém pra responder judiaumente como o caso de uma conhecida minha que a filha dela teve meningite e faleceu com oito meses e cadê a vacina ela tomou todas e aí quem vai responder e agora outra amiga que está no hospital com o filho com meningite virar e foi três meses depois de ter tomado a vacina pra tau vírus e aí o que os especialistas e a ciência fala sobre isso nada vacina é pra deixa nossos filhos mas frágeis as doenças pra que estes cientistas venda mas é mas remédio são um bando de picaretas não querem saiba ninguém é ainda fala que se a mãe não vacina a criança e algo vim a acontecer a mesma responderá criminalmente e esses atacamos não respondem nada? Só queria a prova que vacina salva vidas que até agora não vi nada.

    Gostar

  2. Nunca acreditei na eficacia da vacina ate mesmo pq tds as vezes q vacibei meu primeiro filho hj com 4 anos ele sempre piorava de saude… Comecou a ter alwrgias… Geipes cobstantes… Fica mto stressado… Mta febre e dir local…. A gente ate brincava q cada dose de vaciba o deixava mais chato e chorao….com dois anos deixei de dar as doses corretamente… Nubca levei nas campanhas…ate mesmo pq o pediatra dizia q se ja havia tomado a dose anres nao teria pq td vez ir nas campanhax tomar novamente., qndo parei de dar as vacinas suaa alergias melhoraram… Seus ataques de estress e tbm de doencas respiratorias melhoraram… Com a menor tbm… Dei as primeiras e nao me preocupei em campanhas… Tds iam a escolas particulares…. Ano passado nudei pra sc e fui matricular eles na rede publica tive q colocar a carteirinha deles em dia… Adivinha…. O maior ficou com a perna temporariamente paralisada… A menor febre de 39 graus por uma semana…. Garganta inflamada gastei horrores com antibioticos e antiinflamatorios… E nada fizeram no posto ou hospital… Soh diziam ser uma reacao alergica… Pelo motivo de garantir a vaga na escola contibuei com as vacibas. ?.. Mas bem devagar…. Ja q da putra vez deram tds q estavam atrasada junts…. Hj o maior esta com uma vaciba atrasada e a menor com 3 vacinas atrasada gripe tetano e a ultima de hepatite…. Hj recebi uma intimacao para comparecer ao forum q o cobsekho acionou o ministerio publico….. Tantos pais abandonam seus filhos… Mau tratam…. Deixam de dar sustento. E nao fazem nada os meus Spre limpos… Alimentados… Nunca tiveram internados… Nunca tiveram doenca grave…ate estes surtos de dengue…gripe a… E outros…sempre tomamos o cuidado de higienizar a casa com alcool… Lavar mto bem as maos e alimentos… Nao frequentar ambientes agromerados….
    Vou precisar do apoio de vcs… Pois acho um absurdo nao temos o direito de intervir na vida de nossos filhos…. Nas escolhas saudaveis…. Eles querem q facamos o q eles acham melhor… Pra depois ficar essa maravilga de brasil…. Qnto a propaganda de campanha eleitoral… Oara os jovens fazer o titulo de eleitor.. Qm viu deve ter achado o cumulo ekes ibdusirem aos jovrns q se acham cobtrariados pelos pais q sentem vergpnha se o pai vai buscar na festa ou mesmo nao permitem ir a tao festa ou lugar… Cada uma q tenho q ver q nao acredito aibda q vivemos numa sociedade assim….
    Bom conto com as dicas de vcs… Audiencia terca feira

    Gostar

  3. vacinei meu filho de dois meses com a vacina tetravalente sem saber das “reações adversas” pois nunca me arrependi tanto na minha vida! meu filho gritou tanto de dor durante a tarde inteira sua perninha inchada chegava latejar uma vermelhidão na horrível ele gritava tanto que soluçava nenhuma das enfermeiras me falou que a reação era assim apenas disse que teria um pouco de febre eu desse paracetamol para ele e se acontece algo diferente levasse ele de novo ao posto só que posto de saúde fecha as cinco horas da tarde como eu poderia levar meu filho se quando as reações apertaram o posto já estava fechado acho um absurdo que nos dias de hoje os governantes nos submetam a esse tipo de vacina torturosa!

    Gostar

  4. desculpe sou leiga no assunto mas quero saber, é obrigatório?obtive a informação que dá cadeia aos pais que se recusarem, perda da guarda dentre outros, se for será meu destino, pq minhas duas filha uma de 3 anos outra de 9 meses so tomaram as vacinas no hospital só que não possuo informações necessarias sobre este assunto poderiam me ajudar desde já agradeço

    Gostar

    • Quanto sei em Portugal não é obrigatório no Brazil não sei, não tenho essa informação. Tente ir ao centro de saúde e pergunte, é mesmo a melhor forma de saber e evitar problemas. Lamento não puder ajudar mais.

      Gostar

    • Acho que em Portugal não é obrigatório, mas no Brasil é obrigatório. No Brasil, se os pais não vacinarem os seus filhos, eles estão infringindo uma lei nacional e podem ser processados por negligência. Houve até um caso, em Jacareí (SP), no qual o Ministério Público obteve uma liminar para obrigar os pais de duas crianças de 5 e 9 anos a levar os filhos a um posto de vacinação. Mas, a situação pode resultar em cadeia se a recusa continuar.

      É importatíssimo vacinar os teus filhos, Fabrícia Reis, é a melhor maneira de garantir que eles não tenham nenhuma doença mortal ou debilitante. Procure por fotos de polio, sarampoo, smallpox, febre amarela no google. Não caia neste conto de indústrias farmaceuticas diabólicas, ou de que vacinas causam problemas. Assim, podemos garantir a saúde de todos os Brasileiros.

      Gostar

  5. Os pais não acham perigoso injetar mercurio (tóxico do sistema nervoso) no corpinho de em bebe com 1 mês de idade??? , os pais não querem saber quais os ingredientes de cada vacina???não querem saber como são fabricadas as vacinas???? os pais acreditam cegamente nas vacinas até o dia em que acontece uma reacção adversa grave.
    Existem estudos cientificos independentes da industria farmacêutica sobre eficacia das vacinas que não são publicados.
    Porque é que eles não publicam os efeitos adversos das vacinas, porque não publicam os estudos de eficacia das vacinas? porque não publicam como é fabricada uma vacina? cada vez que aparece uma criança com doença posvacinal o médico diz que não há relação entre a vacina e a doença, então como é que pode haver um registo de sintomas posvacinais??
    Vacinar ou não vacinar??? os pais são responsáveis pela saúde dos seus filhos, o corpo do bebe não pertence ao governo, os pais devem procurar estudos cientificos independentes e objetivos, não podemos obedecer cegamente sem questionar, nos temos cerebro para pensar.
    O ministerio de saúde deveria de ser independente e soberano não pode ser uma marioneta da OMS. Muitos médicos não tem culpa, eles limitam-se simplesmente a obedecer recomendações e não acreditam que as doenças que surgem depois das vacinas estam relacionadas com estas.
    Uma grávida de 8 meses foi vacina com a gripe A, no dia seguinte sentiu o bebe a se mexer muito, no 3º dia ela abortou, a ministra de saúde dice na televisão que o aborto não teve nada a ver com a vacina!!!, alguem acreditou??? esta ministra deve pensar que o povo é tonto. Se isto acontecece commigo eu iria ao tribunal exijir responsabilidade, sei que não iria adiantar nada, mas acho que iria incomodar algumas pessoas que tomam decissões em relação a nossa saúde.
    Vacinar ou não vacinar?? devem procurar estudos cientificos independentes, a mesma industria que fabrica as vacinas não pode avaliar se estas são eficazes ou não, não podemos obedecer cegamente à OMS, onde esta nossa soberania.

    Gostar

    • Boa Paula, concordo plenamente contigo. Atras de vacinas ha grande interesse para ganhar dinheiro. Quem se preocupa com a saude dos nossos filhos.
      Respeito decisão da cada pessoa, mas deixar vacinar a criança sem analizar primeiro esta questão esta a irritar me imenso

      Gostar

  6. Nunca vi tanta besteira num site só. As vacinas salvam milhares de vidas em todo mundo, mas os idiotas preferem acreditar em uma “conspiração”. Preferem colocar a saúde dos filhos em risco, a abandonar o seu videogame, o seu matrix.

    Gostar

  7. Boa tarde,

    vivo em Portugal há apenas seis meses, tenho uma criança de três anos não vacinada que frequenta o jardim de infância e ando à procura de alguma rede de pessoas que tenham tomado este tipo de decisões em Portugal. Em Espanha tenho contato com pessoas envolvidas na questão das vacinas, a saúde, a alimentação… Mas em Portugal ainda não, e por isso agradeço o vosso trabalho e fico muito contente por ter encontrado este foro. Tenho consciência que a dada altura se vai colocar o debate na escola e gostava de ter alguma informação sobre associações, coletivos, publicações, etc., que existam em Portugal em relação a isto.
    Se alguém puder dar alguma indicação, site, publicação, etc., ficarei muito grata.
    Cumprimentos,
    Silvia C.S.

    Gostar

  8. TODA E QUALQUER VACINA MATA AS PESSOAS.

    As vacinas são um ABSURDO, um GENOCÍDIO de crianças e adultos, um ASSASSINATO EM MASSA.

    Vacinas são feitas por esta ENTIDADE CRIMINOSA chamada ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA “SAÚDE”, uma entidade CORRUPTA, que foi COMPRADA PELAS ELITES.

    A OMS cria VACINAS ASSASSINAS, para MATAR LENTAMENTE as pessoas, ESTERILIZAR, DANIFICAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO etc.

    VACINAS SÃO ASSASSINATO. RECUSE QUALQUER VACINA. NÃO PERMITA QUE SEUS FILHOS SEJAM VACINADOS, OU ASSASSINADOS.

    Gostar

  9. Cada um é responsável por seus atos, mas saiba que morrer por doenças que são preveníveis por vacina é uma burrice absurda…. então vc é quem escolhe se vive ou morre….Esse é o chamado livre arbítrio…. Espero que nunca aconteça com vc, filhos ou amigos….Boa Sorte….!!!!!

    Gostar

  10. A nossa sociedade vive hoje em uma democracia e liberdade de ideias, ninguem tem o direito de obrigar a injetarem uma substancia duvidosa em mim e nem em ninguem, lutem se isso acontecer, ninguem tem o direito de manipular decisoes desse tipo por voce, a decisao é extremamente sua, nao tomo, e ninguem vai me fazer acreditar nessa loucura de gripe inventada para gerar riqueza e poder pra poucos, tenhao senso critico, raciocinem, avaliem, pesquisem sobre o assunto meticulosamente, e verao que essa coisa é mutreta dos americanos pra dominar o mundo,se achao besteira oque eu estou falando entao pesquisem na net a opiniao mundial.

    Uma coisa é certa, eu nao vou tomr, e quero ver quem vai me obrigar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  11. Acho um absurdo obrigatoriedade da vacina, uma coisa eu asseguro as autoridades, eu nao vou tomar a vacina se for obrigatoria, e mais, eu que ver quem ou qual medida ira me forçar a tomar essa droga, lei ou nao, eu nao vou tomar e estarei preparado para resistir custe o que custar mesme se tiver que usar a força pra isso, luto pela minha liberdade de expressao e de ideais, ninguem tem o direito de impor medidas desse tipo a qualquer um que seja, se vierem vao levar CHUMBO GROSSO pode crer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  12. apoio tambem a liberdade de opção em termos de vacinação. pessoalmente não sou vacinado e perfeitamente saudável, mais que a maioria das pessoas que conheço…
    fui confrontado por varias vezes com este tabu na sociedade portuguesa, uma experiencia que nao desejo a ninguem, pelo que tenho hoje em dia muito cuidado ao afirmar a minha posição nesta materia…
    condeno a desinformação que existe, de facto é ideia geralmente partilhada que a vacinação é obrigatória, mesmo no seio de profissionais da area…
    agradecia se alguem me soubesse dizer qual o diploma legal que trata desta matéria =)
    aponto, na minha pessoalissima opiniao, que existem uma serie de alternativas à medicina tradicional, nomeadamente a vacinação, como a homeopatia, medicinas orientais e muitas outras, acho que é tempo de quebrar os preconceitos e a rigidez social em portugal nestas materias, como alias acontece em muitos outros paises da europa, a meu ver, um exemplo a seguir..

    cumprimentos e o meu apoio a todos que enfrentam dificuldades como estas =)

    Gostar

  13. No meu entendimento também sou contra a vacinação obrigatória, ou a tal da preventiva. Sou um leitor de artigos conspiratórios, e existem fortes evidências que a vacina não traz benefícios, muito pelo contrário. Estamos longe de viver em uma democracia, pois onde sé é obrigado a votar, obrigado a tomar vacina….
    Anseio muito que a humanidade cresca e o ser humano seja respeitado devidamente.

    Gostar

    • ;) felizmente a vacinação não é obrigatória por isso até agora cada um é livre de escolher infelizmente essa informação não é dada à população em geral e a maioria das pessoas pensa que é obrigatória e foi por isso que publicamos este artigo :)

      Gostar

  14. Obrigado pela informçao.como soporte a informçao seria de ajuda sbar a lei onde fica como voluntaria.Tenho 3 crianças en idade escolar e temo como se´ra a proxima campanha de vacunaçao de Gripe A.

    Gostar

Deixa uma ideia!