UMA ÁRVORE UMA VIDA

 Faça o Download do Flyer AQUI

Desde os primórdios que várias civilizações têm acreditado no grande poder e significado das árvores. Desde os gregos aos celtas, muitos foram os povos que prestaram culto às árvores, adorando-as como forma de ligação entre o terrestre e divino. Porém, o significado que as árvores tiveram para os nossos antepassados foi sendo progressivamente esquecido, e estas começaram a ser negligenciadas por todos nós. Matam-se árvores por qualquer motivo não havendo qualquer respeito por elas.

É verdade que necessitamos da madeira no nosso dia-a-dia, até porque adquirir bens – como mobiliário – de madeira é uma opção muito mais viável e ecológica do que os bens de PVC ou de outros materiais.

Devido a esta perda constante e cada vez mais descontrolada, a VNatura, numa tentativa de recuperar o significado e o poder da árvore, assim como as tradições mais remotas dos nossos antepassados, gostaria de pedir a todos que colaborem nesta iniciativa.

Objectivos

Esta iniciativa tem dois objectivos principais: amenizar a perda de árvores que o nosso território tem sofrido devido a vários factores, e recuperar as tradições dos nossos antepassados, quando ainda a natureza era a mãe e por ela havia um total respeito.

Como colaborar?

Existem três formas de colaborar nesta iniciativa, sendo que as três se baseiam em rituais ancestrais:

1. Plante uma árvore em nome dos seus filhos. Qualquer que seja a idade dos seus filhos, plante uma árvore em seu nome para que seja fomentada uma ligação entre ele e a terra. O ideal será plantar a árvore a partir do momento em que se sabe que uma nova vida vem a caminho, para assim poder acompanhar simultaneamente o desenvolvimento da árvore e da criança.

2. Plante uma árvore para si. Plante uma ou mais árvores para si, crie uma ligação com a terra, passe algum do seu tempo livre a cuidar da(s) árvore(s). Verá que isso aliviará bastante o stress do dia-a-dia! Plante ainda uma árvore em família, visite-a regularmente, acompanhe o seu crescimento. Vai ver que assim que ela der as primeiras folhas sentir-se-á orgulhoso!

3. Plante uma árvore para um ente perdido. Apesar de hoje em dia esta prática estar muito em voga em diversos países europeus, em Portugal, devido a questões culturais, não tem sido aceite em pleno e muito menos praticada. A perda de um ente querido é sempre um momento doloroso para todos nós, mas que melhor forma de mantermos uma ligação com ele e de o mantermos vivo do que o plantar? Plantar sementes nas cinzas de um ente que faleceu é uma das formas que temos de manter uma ligação com ele, de o manter vivo e, provavelmente, este seu ente e a sua árvore viverão mais tempo do que você, os seus filhos e netos…

Divulgação

Pode ainda divulgar esta iniciativa na net através da utilização as imagens/banners disponiveis no nosso site, ou pode ainda imprimir, fotocopiar e distribuir o nosso panfleto pelos seus amigos, colegas, familiares…

As árvores continuam a ser menosprezadas e consideradas como um mero recurso do qual nos devemos aproveitar. Devido a anos de “escravidão religiosa”, esta ideia de que nos devemos aproveitar livremente dos recursos da natureza, está tão consolidada na nossa sociedade que só com muito esforço conseguiremos mudar as mentalidades de todos que nos rodeiam, mas nem tudo está perdido e o futuro está nas mãos de cada um de nós.

2 thoughts on “UMA ÁRVORE UMA VIDA

  1. Pingback: Zenitude – Saúde e harmonia interior » A energia das árvores

Deixa uma ideia!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s